Ministério do Esporte Gymi é o nome da mascote dos Jogos Escolares Mundiais - Gymnasiade 2013
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Gymi é o nome da mascote dos Jogos Escolares Mundiais - Gymnasiade 2013

Com 3.583 votos, Gymi foi escolhido como nome da mascote dos Jogos Escolares Mundiais - Gymnasiade 2013, na manhã desta terça-feira (27.08), na Torre Digital de Brasília. A mascote representada pelo quati recebeu esse apelido em homenagem ao nome do mundial.

Durante 15 dias, 9.678 pessoas participaram da votação que definiu o nome do quati. Além de Gymi, o nome vencedor, as outras duas opções Oscar e Qualé ficaram em segundo e terceiro lugar, com 3.322 votos e 2.846, respectivamente.

A solenidade contou com a presença dos atletas brasilienses que participarão das seletivas nacionais, de 12 a 16 de setembro, em Brasília, para formação da seleção brasileira escolar para a Gymnasiade. Também foram homenageados os Centros Olímpicos e os Centros Interescolares de Línguas, que mais angariaram votos para a escolha do nome do quati.

A mascote percorreu os Centros Olímpicos e os Centros Interescolares de Línguas do DF, no período da escolha, para acompanhar o processo democrático de votação, que deu nome à mascote responsável em mostrar ao mundo, de forma descontraída e animada, o espírito esportivo do brasileiro.  

A representante da Secretaria Nacional de Esporte Lazer e Inclusão Social (Snelis), Bruna Penha, ressaltou o esforço do Ministério do Esporte em desenvolver o esporte nacional e das parcerias bem sucedidas entre GDF e Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) para projetar Brasília como capital federal do esporte.

Para o secretário de Esporte do DF, Julio Ribeiro, após sediar a abertura da Copa das Confederações, em junho, Brasília fechará bem o ano com a realização da Gymnasiade, que deixará legado nas áreas esportiva e cultural.

Gymnasiade - os Jogos Mundiais Escolares deverão reunir os melhores atletas de 40 países, com faixa etária entre 14 e 17 anos, regularmente matriculados no ensino fundamental e médio. Eles disputarão oito modalidades: atletismo, natação, judô, karatê, xadrez, e as ginásticas aeróbica, artística e rítmica.

Cleide Passos
Foto: Divulgação/Secretaria de Esporte do DF

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla