Ministério do Esporte Yane Marques conquista prata inédita no Mundial de Pentatlo Moderno, em Taiwan
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Yane Marques conquista prata inédita no Mundial de Pentatlo Moderno, em Taiwan

Nem mesmo o tufão que bagunçou a programação do Campeonato Mundial Sênior de Pentatlo Moderno, em Taiwan, conseguiu desanimar a brasileira Yane Marques. Depois de quatro dias seguidos de intensas disputas no principal torneio do ano para a modalidade, a pernambucana, que recebe o benefício do programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte, subiu no pódio neste sábado (24.08) para receber mais uma medalha inédita para o Brasil. A prata no Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno chega pouco mais de um ano após Yane se tornar a primeira latino-americana medalhista olímpica no pentatlo moderno, com o bronze nos Jogos de Londres.

A bolsista conquistou a histórica medalha depois de uma disputa muito equilibrada no Fengshan Stadium, em Kaoshiung, segunda maior cidade de Taiwan. Apesar de chegar a liderar a última prova da disputa, o evento combinado de tiro a laser e corrida, o ouro acabou ficando com a atual campeã olímpica, a lituana Laura Asadauskaite, por cinco segundos de vantagem (5.312 pontos). A brasileira garantiu o pódio depois de somar 5.292 pontos. O bronze foi para a russa Donata Rimsaite, vice-campeã mundial de 2010, que cruzou a linha de chegada 2s depois da brasileira (5.284 pontos).

No evento por equipes, que reúne três atletas de cada país, o ouro ficou com a Inglaterra, depois dos 15.368 pontos somados pelos desempenhos de Kate French (10ª no individual), Samantha Murray (14ª) e Mhairi Spence (17ª). A prata ficou com as chinesas Qian Chen (6ª), Xiaonan Zhang, (21ª) e Wanxia Liang (25ª), e o bronze com as ucranianas Ganna Buriak (18ª), Anastasiya Spas (19ª) e Victoria Tereshuk (26ª).

Formada no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em Recife, Yane também é terceiro sargento do Exército Brasileiro pela Comissão de Desportos do Exército no Rio de Janeiro (CDE-RJ). Como principal nome do pentatlo moderno nacional, integra o Time Brasil, projeto do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) que reúne os atletas com potenciais chances de medalha nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.

Até então, o melhor resultado de Yane no Mundial Sênior de Pentatlo Moderno era o 6º lugar no ano passado, na Itália, e em 2010, na China.

Fonte: CBPM
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla