Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Com preparação no exterior, seleção de luta olímpica encara Mundial Sênior
- Detalhes
- Publicado em Quinta, 22 Agosto 2013 10:00
A próxima grande competição do calendário da luta olímpica será o Campeonato Mundial Sênior, em Budapeste, na Hungria. Sem o grupo de atletas definido, para os combates programados para os dias 16 a 22 de setembro, a preparação final da equipe será feita no exterior. Enquanto a equipe do estilo livre feminino terminará os treinamentos na Suécia, as equipes greco e livre masculino irão para o Azerbaijão.
Após os bons resultados conquistados no Torneio Olympia, no Grande Prêmio da Espanha e Pan Júnior, a expectativa da Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA) é que os atletas consigam manter os bons resultados. "Estamos no caminho de um resultado histórico. Certamente esta preparação com algumas das principais equipes mundiais dará ao time brasileiro o impulso final para chegar muito bem ao Mundial e lutar por resultado", avaliou o presidente da CBLA, Pedro Gama Filho.
Investimentos
Em 2013, os atletas nacionais da luta olímpica contam com suporte financeiro por meio de três convênios firmados entre o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA), que garantirão aos atletas condições para enfrentarem os desafios nacionais e internacionais.
Os recursos se destinam a atletas de alto rendimento e de base. Os principais atletas do país recebem apoio por meio da iniciativa "Luta por Medalhas", com custeio de intercâmbios e competições internacionais e modernização do Centro Nacional de Alto Rendimento da modalidade no Rio de Janeiro. A nova geração será atendida pela aquisição de equipamentos para abastecer as federações estaduais.
Os investimentos do governo federal para a luta olímpica somam cerca de R$ 5,5 milhões, que foram garantidos por projetos aprovados em chamada pública para entidades privadas aberta em agosto de 2012. Em 2010 a confederação já havia obtido aprovação de outro projeto de preparação da seleção, no valor de R$ 1 milhão. "Os convênios vêm suprir uma demanda fundamental, comum a diversos esportes no país, que é a falta de estrutura para os atletas. Os investimentos do governo estão trazendo essa estrutura de que tanto os atletas precisam. Acredito que assim os lutadores contarão com todas as condições necessárias para representar bem o Brasil nos próximos Jogos Olímpicos", ressalta o presidente da CBLA.
Resultados inéditos
A equipe brasileira da luta olímpica fez história ao conquistar seis medalhas no Torneio Olympia na Grécia. Joice Silva (ouro), Kamila Barbosa (prata), Davi Albino (bronze), Diego Romanelli (bronze), Aline Ferreira (bronze), beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, e Giulia Penalber (bronze). Foi o melhor resultado internacional dos atletas brasileiros.
Breno Barros, com informações da CBLA
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook