Ministério do Esporte Por meio de convênio, curso capacita 49 técnicos de basquete no Rio de Janeiro
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Por meio de convênio, curso capacita 49 técnicos de basquete no Rio de Janeiro

Começaram nesta quarta-feira (14.08), no Ginásio da Vila Olímpica da Mangueira, no Rio de Janeiro, as primeiras aulas do Curso de Formação de Treinadores de Basquetebol Nível II, promovido pela Escola Nacional de Treinadores de Basquetebol (ENTB).  Com 49 inscritos, o evento iniciou com a palestra "Desenvolvimento Motor", ministrada pelo treinador Raul Togni Filho. "Estamos passando para esses técnicos e futuros técnicos um conceito para trabalhar a capacidade de coordenação do atleta. Nosso esporte tem ações que são associadas à coordenação motora e o curso está aprimorando essas ações. O basquete é um esporte que necessita de força e precisão, por isso temos que trabalhar para alcançar a excelência de um grupo", explicou Raul.

Veja também:
Investimentos em tecnologia e nos treinadores valorizam ciência no basquete   
Basquete recebe maior investimento público na história da modalidade   
Convênios garantem preparação da base e evolução das seleções de basquete   

A capacitação faz parte do convênio firmado entre o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Basketball (CBB) para execução de oito cursos de formação e certificação da Escola Nacional de Treinadores de Basquetebol (ENTB). Para proporcionar a treinadores da modalidade um crescimento didático e metodológico, os cursos irão capacitar 1,2 mil técnicos de basquete com padronização nacional, baseados nos sistemas mais modernos de treinamento internacional. A expectativa é que 120 mil jovens sejam diretamente beneficiados pelo convênio e que cada treinador participe na formação esportiva de até 100 jovens.

Na sequência, João Marcelo Leite, ministrou aulas práticas sobre "Fundamentos Individuais de Ataque". Para o treinador, o primordial para a realização de um bom trabalho é o conhecimento da equipe e dos objetivos a serem atingidos.

"É muito importante para o treinador transmitir o conhecimento técnico e tático. Dessa forma, ele desenvolve uma metodologia por meio de um processo pedagógico, construindo sua filosofia de jogo. É necessário que você conheça a equipe que está trabalhando para conseguir extrair o máximo do potencial individual e coletivo", explicou João Marcelo.

Para o estudante de educação física Alexandre Tito, de 18 anos, o curso é primordial para compartilhar conhecimentos. "Essa troca de informação só tem a acrescentar na trajetória de um treinador. Está sendo uma honra compartilhar essas informações. Estar entre outros treinadores ajuda muito na capacitação do profissional. Pretendo me formar e seguir a carreira como técnico e sei que a ENTB é um passo para esse grande sonho", revelou Alexandre.

O Curso Nível II vai até domingo na quadra da Vila Olímpica da Mangueira e terá também a participação dos técnicos André Germano e Walter Roese.

Confira a programação completa:

Quinta-feira (15)
8h30 / 10h00 - Fórum Técnico
10h00 / 11h45 - Fundamentos Coletivos de Ataque I (João Marcelo)
13h30 / 15h00 - Fundamentos Individuais de Defesa (Raul)
15h00 / 16h30 - Contra-ataque (João Marcelo)

Sexta-feira (16)
8h30 / 10h00 - Desenvolvimento da Equipe (André Germano)
10h00 / 11h45 - Desenvolvimento do Drible - Avançado (André Germano)
16h30 / 17h45 - Sistema de Defesa (Raul)
17h45 / 19h00 - Sistema de Ataque Individual (João Marcelo)

Sábado (17)
08h30 / 10h00 - Sistema de Ataque - Zona (João Marcelo)
10h00 / 11h45 - Sistema de Defesa II (Raul)
13h00 / 15h00 - Desenvolvimento do Passe (André Germano)
15h00 / 16h30 - Preparação Física (Convidado)

Domingo (18)
08h30 / 10h00 - Rebote (Walter Roese)
10h00 / 11h45 - Planejamento Anual (André Germano)
13h00 / 15h00 - Avaliação

Fonte: CBB

Foto: Divulgação/CBB
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla