Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Bolsistas disputam 4ª etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom
- Detalhes
- Publicado em Quarta, 14 Agosto 2013 09:00
Os atletas da canoagem slalom têm que mostrar habilidade nas corredeiras, desviando dos obstáculos. Os melhores canoístas do mundo têm encontro marcado a partir desta sexta-feira (16.08), até domingo (18), na 4ª etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom. A delegação nacional conta com nove atletas, que disputarão as provas no circuito Canoagem Slalom do Rio Sava, Ljubljana - Tacen, na Eslovênia. Todos os brasileiros contam com o suporte financeiro do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.
Veja também:
*Revelação da canoagem brasileira conquista medalha de bronze no Mundial Júnior
*Brasil fica em terceiro no Pan-Americano de Canoagem Slalom
*Por meio da Lei de Incentivo, projeto de canoagem quer ampliar metas para 2013
Os destaques do Brasil são a canoísta Ana Sátila, grande revelação da modalidade, e a dupla Anderson Oliveira e Charles Correa. Ana é a atual medalhista de bronze na prova do C1 feminino no Campeonato Mundial Júnior e Sub-23 de Canoagem, disputado no mês passado. A atleta faz parte do programa desportivo Equipe Permanente de Canoagem Slalom em Foz do Iguaçu. A iniciativa é uma dos projetos patrocinados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), viabilizados pela Lei de Incentivo ao Esporte.
Segundo o superintendente do Centro de Treinamento da Canoagem Slalom em Foz do Iguaçu (PR), Argos Rodrigues, a meta brasileira é conseguir disputar todas as semifinais. "A cada evento, vamos brigar para ficar cada vez mais próximos dos 10 melhores barcos que irão às finais".
Argos Rodrigues acrescenta que na busca de melhores resultados, todos os atletas nacionais já estão em fase de treinamento na Europa, que foi custeada pelo patrocínio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.
Praticada em corredeiras e com obstáculos, a canoagem slalom é disputada em Foz do Iguaçu em uma pista artificial. Ela é a única do tipo na América Latina e uma das dez melhores do mundo, pois aproveita o espaço inicialmente construído por Itaipu Binacional para a piracema (período de desova dos peixes).
Ana e os demais atletas da equipe Permanente de Canoagem Slalom são treinados pelo técnico italiano Ettore Ivaldi, ex-canoísta medalhista de bronze no K1 por equipes do Campeonato Mundial de 1989 e contratado pelo Brasil para elevar o nível técnico dos canoístas brasileiros rumo ao Rio 2016.
Confira a delegação brasileira na etapa da Copa do Mundo:
K1M
Pedro Henrique Gonçalves (Piraju - SP)
Fábio Scchena Dias Rodrigues (Foz do Iguaçu - PR)
Ricardo Martins Taques (Tibagi - PR)
K1F e C1F
Ana Sátila Vieira Vargas (Primavera do Leste - MT)
C1M
Leonardo Lucas Curcell (Foz do Iguaçu - PR)
Felipe Borges (Foz do Iguaçu - PR)
Jean Moller Pereira (Três Coroas - RS)
C2M
Charles Correa e Anderson Santos (Piraju - SP)
Breno Barros
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook