Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Nota sobre a suspensão das atividades de controle de dopagem no Ladetec
- Detalhes
- Publicado em Sexta, 09 Agosto 2013 19:30
O governo federal tem compromisso com o combate ao doping. Por isso, em 2011, criou a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), vinculada ao Ministério do Esporte, que está iniciando um amplo programa de educação e prevenção ao doping. O programa será desenvolvido em conjunto com as entidades esportivas do país e tem a meta de chegar aos Jogos Olímpicos de 2016 sem casos positivos entre atletas brasileiros.
Os ministérios do Esporte e da Educação, num esforço conjunto, estão financiando a construção de um novo prédio para o Ladetec. Até o momento, o Ministério do Esporte repassou R$ 15,7 milhões à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), à qual o laboratório é vinculado, para obras e projetos de engenharia. Desde os Jogos Pan-americanos de 2007, o Esporte também vem investindo em aquisição de novos equipamentos, importação de substâncias e treinamento de equipes do laboratório, entre outras ações. Para essas finalidades, foram repassados R$ 12,8 milhões. O objetivo desses investimentos é deixar o Ladetec apto a fazer os testes de controle nos eventos esportivos internacionais que o Brasil está organizando em conformidade com os requisitos da Agência Mundial Antidopagem (AMA).
O Ministério do Esporte acompanha o processo de avaliação periódica que a AMA faz nos laboratórios credenciados em todo o mundo e entende que esse monitoramento é fundamental para a garantia da qualidade dos serviços de controle de dopagem no esporte.
Sobre a suspensão das atividades do Ladetec após a mais recente avaliação da AMA, o Ministério vai dar todo apoio necessário à universidade federal na busca de solução para os problemas, de modo que o laboratório se ajuste às normas internacionais e retome suas atividades no menor prazo possível. A UFRJ está ciente de que a decisão da AMA requer providências imediatas para melhorar a infraestrutura e cumprir todos os requisitos de qualidade e segurança preconizados pela agência mundial.
Importante lembrar que o Ladetec não é o primeiro a ter seu credenciamento suspenso nesses processos de avaliação da AMA. O essencial é que essa decisão resulte em evolução das ações de controle de dopagem no Brasil.
Ascom - Ministério do Esporte