Ministério do Esporte Ministro recebe homenagem de atletas medalhistas na Universíade de Verão 2013
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministro recebe homenagem de atletas medalhistas na Universíade de Verão 2013

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, recebeu nesta quinta-feira (08.08) as atletas Rochele Nunes, do judô, Amanda Francisco, do voleibol, e Barbara Barbosa, do futebol. As brasileiras subiram ao pódio na Universíade de Verão, realizada no último mês em Kazan, na Rússia. "Foi a melhor participação do país na competição. Nós participamos com equipes que são universitárias e fomos competir com atletas que já são olímpicos e, mesmo assim, o Brasil foi o segundo colocado dentro das Américas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Houve um crescimento muito grande na qualidade da nossa equipe nessa Universíade", disse o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral.

Veja também:
*Brasil encerra Universíade com 11 medalhas

Para o ministro, o esporte universitário é um importante caminho pelo qual passam os atletas de alto nível, e o Ministério do Esporte tem todo o interesse em apoiar os esportistas da categoria. "Assumi com as atletas e os representantes da confederação o compromisso de apoiar cada vez mais a difusão do esporte universitário no Brasil, que é uma base importante para o esporte de rendimento no nosso país", disse.

Na Universíade 2013, o Brasil conquistou 11 medalhas: quatro de ouro, três de prata e quatro de bronze. Rochele Nunes, medalhista de ouro no judô na categoria acima de 78 kg, conquistou a medalha após vencer a cubana Idalys Ortiz, e se tornou a primeira atleta brasileira da modalidade a conquistar o ouro em uma edição da competição universitária. A vitória da brasileira veio nos últimos cinco segundos de luta, já que ela perdia a disputa com duas punições contra uma da cubana, mas conseguiu a recuperação ao marcar um yuko, garantindo o título.

Segundo Rochele, a experiência foi fundamental para sua carreira como atleta.  "Foi a minha primeira participação na Universíade e foi maravilhoso! Além de ter conquistado a medalha de ouro, vi que a competição tem um formato muito parecido com uma Olimpíada. Essa experiência contou muito para a minha bagagem e para o meu currículo, até porque eu venci a final contra a campeã dos Jogos de Londres. Tudo isso mostra que meus treinamentos estão no caminho certo e que, daqui a alguns anos, eu posso estar no lugar mais alto do pódio de uma Olimpíada", disse a judoca, que também terminou com a prata pelo torneio absoluto na competição.

O Brasil ainda conquistou mais três ouros no torneio, com Ketleyn Quadros (-57 kg), no judô; Arthur Zanetti, na ginástica artística; e Ronald Julião, no lançamento de disco. As medalhas de prata vieram com Anderson Henriques (400 m), no atletismo, e com a seleção feminina de voleibol. Conquistaram o bronze pelo Brasil os atletas Rafael Buzacarini, David Silva e a equipe masculina, no judô; e a seleção feminina de futebol.

"Já participei de duas Olimpíadas: em 2008, nos Jogos de Pequim, e em 2012, em Londres. Foi a minha primeira Universíade e eu não conhecia a importância dessa competição. É a mesma responsabilidade de uma Olimpíada e o nível dos atletas é muito bom. Conquistei o bronze, mas, com certeza, quero voltar para buscar o ouro!", ressaltou Barbara Barbosa, que integrou a seleção feminina de futebol na competição.

"A seleção universitária reúne as melhores atletas da categoria. No futebol feminino, isso contribui para que jogadoras que ainda não tiveram oportunidade de estar na seleção possam ter experiência internacional para chegar a um Campeonato Pan-Americano, uma Copa do Mundo ou aos Jogos Olímpicos. A seleção universitária é um impulso importante para constituir a seleção principal", destacou a atleta.


Homenagem
Durante o encontro, as atletas brasileiras e o presidente da CBDU homenagearam o ministro Aldo Rebelo com uma placa e uma camisa da delegação brasileira universitária.

"Nós podemos considerar que vivemos um excelente momento do esporte universitário no Brasil. Hoje o esporte universitário é um verdadeiro vínculo entre o esporte de base e o esporte olímpico. O desporto universitário chegou a esse patamar devido ao apoio do Ministério do Esporte, com uma política de incentivo aos atletas universitários no Brasil. Essa homenagem é um agradecimento da Confederação, não somente pela Universíade, mas pelo resultado de todo o trabalho que tem sido fomentado", destacou Luciano Cabral.  

Ouça a notícia:




Paula Braga
Foto: Glauber Queiroz

Ascom  - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla