Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Brasileiros fazem história no Mundial dos Esportes Aquáticos em Barcelona
- Detalhes
- Publicado em Segunda, 05 Agosto 2013 08:00
Dez medalhas. A delegação brasileira que disputou o Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos de Barcelona volta para casa com três ouros, duas pratas e cinco bronzes, além de sete finais e nove semifinais na natação, três finais no nado sincronizado e uma semifinal nos saltos ornamentais. Foi histórico. Com o desempenho dos atletas brasileiros, o país terminou a competição na 7ª posição no quadro geral de medalhas. O país conquistou pódios inéditos nos 100m peito e nos 200m medley. Cesar Cielo conquistou o tricampeonato nos 50m livre e a Poliana Okimoto, que recebe o benefício do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, se tornou a brasileira mais premiada na história dos Mundiais dos Esportes Aquáticos, com quatro medalhas: um ouro, uma prata e dois bronzes.
Veja também:
*Desportos aquáticos ganham investimentos crescentes do ministério
*Investimentos do Ministério do Esporte nas modalidades esportivas
*Ministério aprova mais de R$ 180 milhões para modalidades olímpicas e paraolímpicas
O Brasil disputou a competição com 53 atletas nas cinco modalidades: natação, maratona aquática, saltos ornamentais, polo aquático e nado sincronizado. Destes, 41 são beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.
Segundo o supervisor técnico de natação da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Ricardo de Moura, nunca a modalidade começou tão bem um ciclo olímpico. "Com todos os problemas que tivemos no início de ano (atletas de ponta sem clube, lesões e mudanças de estrutura) foi realmente excelente. Definitivamente, não se consegue um resultado destes sem um trabalho enorme de equipe. Todas as nossas ações (treinamentos especiais, viagens para competições preparatórias, clínicas, etc) foram realizadas e isso só foi possível graças a confiança que os Correios, o Ministério do Esporte e o Comitê Olímpico Brasileiro depositam no trabalho da CBDA. Os resultados foram fruto desta confiança", explicou.
O primeiro lugar geral ficou com os Estados Unidos, com 33 medalhas (15-9-9), seguido por China, 26 (14-8-4), Rússia, 19 (9-6-4), França, 9 (4-1-4), Hungria, 7 (4-1-2), Austrália, 14 (3-11-0), e Alemanha, 10 (3-3-4).
"Foi o melhor início de ciclo olímpico que já tivemos. E já temos uma configuração sólida para 2016. As perspectivas agora estão mais concretas. Este Mundial foi importante principalmente para olhar o mundo e já vimos quem está surgindo e quem são os nomes para o futuro próximo. Agora o mais importante: Estamos no jogo! Falta muita coisa ainda, mas estamos na briga e com um caminho mais acertado, com aprendizado do que deu e o que não deu certo. Entre os acertos cito o planejamento técnico. Temos hoje uma periodização de treinamento acertada e ajustada com o restante do planeta", afirmou Ricardo de Moura.
A última medalha brasileira em Barcelona veio nas braçadas de Thiago Pereira. O brasileiro conquistou a medalha de bronze nos 400m medley, neste domingo (04.08). O primeiro lugar ficou com o japonês Daiya Seto, que marcou 4m08s69, o americano Chase Kalisz ficou em segundo, com 4m09s22 e Thiago com o tempo de 4m09s48. O brasileiro também conquistou a medalha de bronze nos 200m medley.
O Brasil participou do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos com recursos dos Correios - patrocinador oficial dos esportes aquáticos - ainda Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva - Governo Federal, Ministério do Esporte.
Resultado nacional no Mundial de Barcelona:
Medalhas
Ouro = Poliana Okimoto - 10km
Ouro = Cesar Cielo - 50m borboleta
Ouro = Cesar Cielo - 50m livre
Prata = Poliana Okimoto - 5km
Prata = Ana Marcela Cunha - 10km
Bronze = Ana Marcela Cunha - 5km
Bronze = Allan do Carmo, Poliana Okimoto, Samuel de Bona - Revezamento 5km
Bronze = Felipe Lima - 100m peito
Bronze = Thiago Pereira - 200m medley
Bronze = Thiago Pereira - 400m medley
Outras Finais
4º Nicholas Santos - 50m borboleta
4º Etiene Medeiros - 50m costas
5º João Gomes Junior - 50m peito
6º Marcelo Chierighini - 100m livre
6º Daniel Orzechowski - 50m costas
7º 4x100m livre - Nicolas Oliveira, Fernando Ernesto, Vinícius Waked e Marcelo Chierighini
8º Leonardo de Deus - 200m borboleta
Nado Sincronizado
Equipe técnica - 10º lugar
Equipe livre - 10º lugar
Dueto técnico - 13º lugar
Semifinais
9º Felipe Lima - 50m peito
10º Marcelo Chierighini - 50m livre
11º Nicolas Oliveira - 200m livre
12º Leonardo de Deus - 200m costas
12º Henrique Rodrigues - 200m medley
14º João Gomes Junior - 100m peito
15º Daynara de Paula - 100m borboleta
15º Thiago Pereira - 100m borboleta
16º Joanna Maranhão - 200m borboleta
Outra semifinais - saltos ornamentais
15º Cesar Castro - Trampolim de 3 metros
Breno Barros, com informações da CBDA
Foto: Satiro Sodré/CBDA
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook