Ministério do Esporte Brasil conquista título na maratona aquática no Mundial dos Esportes Aquáticos
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil conquista título na maratona aquática no Mundial dos Esportes Aquáticos

O Brasil conquistou o título da maratona aquática no Mundial dos Esportes Aquáticos 2013. A seleção brasileira conquistou o prêmio ao somar 98 pontos, seguida pela Alemanha, com 94, e Estados Unidos, com 65. No individual, Poliana Okimoto e Ana Marcela Cunha registraram 74 pontos para o time brasileiro e Allan do Carmo e Samuel de Bona fizeram 24 pontos.

Veja também:

*Investimentos do Ministério do Esporte nas modalidades esportivas
*Ministério aprova mais de R$ 180 milhões para modalidades olímpicas e paraolímpicas  
*Desportos aquáticos ganham investimentos crescentes do ministério
  

A delegação verde e amarela ganhou cinco medalhas ao total: uma de ouro, duas de prata e duas de bronze. "O trabalho do Brasil foi coroado em Barcelona. Tudo isso é fruto de muito esforço, de conversas, planejamento e investimento. Temos as maratonas no mesmo nível da natação na CBDA, com resultados que o mundo reconhece como excepcionais. Nosso objetivo é brilhar nos Jogos Olímpicos em casa", analisou o presidente da CBDA, Coaracy Nunes Filho.

O supervisor técnico da CBDA , Igor de Souza, ressalta o planejamento que garante a estrutura para os nadadores brasileiros. "Chegamos com uma previsão de três medalhas. Não importava a cor. O pódio dos 5 km foi a primeira surpresa para todos. Nenhuma dessas medalhas teria saído sem o Plano Brasil Medalhas (projeto lançado pelo Governo Federal para incentivar atletas de alto nível) e o patrocínio. Hoje o Brasil tem um tratamento individualizado e muito específico para cada atleta de ponta", disse.


Ana Marcela, que na edição de Xangai 2011 ficou com o ouro nos 25 km, disse que a campanha do país foi inesquecível. "Não há como negar, foram cinco medalhas, o que nunca acontecera. Tínhamos o bronze de Roma e o ouro de Xangai, e agora quase triplicamos o que tínhamos antes. O nosso trabalho está muito bom", disse.

Antes de Barcelona, as maratonas aquáticas tinham uma medalha de bronze com Poliana Olimoto, em Roma 2009, e uma medalha de ouro, com Ana Marcela Cunha, em Xangai 2011.

Destaque
Barcelona também foi especial para uma atleta brasileira. Poliana Okimoto, que recebe o benefício do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, se tornou a brasileira mais premiada na história dos Mundiais dos Esportes Aquáticos, com quatro medalhas: um ouro, uma prata e dois bronzes.

O Brasil participa do Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos com recursos dos Correios - patrocinador oficial dos esportes aquáticos - ainda Bradesco/Lei de Incentivo Fiscal, Lei Agnelo/Piva - Governo Federal e do Ministério do Esporte.

Investimentos nos Esportes Aquáticos
A maratona aquática é uma das modalidades que recebem recursos federais em 2013 para estruturar e garantir suporte aos atletas. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) tem R$ 3,3 milhões em recursos concedidos pelo Ministério do Esporte, a partir de chamada pública para entidades privadas aberta em agosto de 2012. Um dos projetos, em fase de licitação, é para a compra de equipamentos, outro é para a realização de clínicas. Os equipamentos são específicos para maratona aquática, nado sincronizado e polo aquático. São itens médicos e para treinos e competições, como botes, gols, bolas, rádios, software.


Foto: Satiro Sodré
Ascom - Ministério do Esporte
, com informações da CBDA
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook  

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla