Ministério do Esporte Nova geração do pentatlo moderno enfrenta Mundial Júnior na Hungria
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Nova geração do pentatlo moderno enfrenta Mundial Júnior na Hungria

A Hungria recebe, a partir desta quinta-feira (25.07), o Campeonato Mundial Júnior de Pentatlo Moderno. A delegação brasileira conta com sete atletas com idade entre 19 e 21 anos: Amanda Turute, Andressa Ramos, Brenna Lima, Felipe Nascimento, Gabriel Sasaqui, Lucas Santos e William Muinhos. Todos os brasileiros recebem o apoio governamental do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte. Serão 140 pentatletas de cerca de 30 países que irão disputar as provas de esgrima, natação, corrida, tiro e hipismo, na cidade de Székesfehérvár, pequeno condado a 65 km da capital Budapeste.

Veja mais:

*Investimentos do Ministério do Esporte nas modalidades esportivas
*Ministério aprova mais de R$ 180 milhões para modalidades olímpicas e paraolímpicas  
*Provas internacionais realizadas no Brasil impulsionam o pentatlo moderno para 2016

Os brasileiros são frutos do projeto PentaJovem. A iniciativa é desenvolvida pela Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em Pernambuco e no Rio de Janeiro. Na versão carioca - parceria com os ministérios do Esporte e da Defesa -, as atividades são realizadas no Complexo Esportivo de Deodoro, no Centro Nacional de Pentatlo Moderno, legado do Pan de 2007.

Segundo William, a competição é a mais esperada na categoria júnior. "É a competição mais importante do ano para mim, onde estarei com os melhores atletas do mundo da minha categoria. Estou preparado e vou dar meu máximo para conseguir mais uma final. Acho que o diferencial vai ser a esgrima", avalia.

Para Amanda, será a oportunidade para ganhar experiência internacional. "Agora me sinto com maior responsabilidade, já que vou competir com atletas da minha categoria. Apesar de voltar de uma lesão, os treinos foram fortes e focados para a competição. É sempre bom estar no circuito internacional para ganhar experiência, além de ser uma grande responsabilidade representar o país", destaca.

Investimentos na modalidade
O programa Bolsa-Atleta é o principal apoio aos atletas do pentatlo moderno brasileiro. No exercício 2012, a iniciativa beneficia 23 atletas de alto rendimento. Convênio entre o Ministério do Esporte e a CBPM, em 2013, prevê a ampliação dos núcleos permanentes de Pentatlo Moderno no Centro Nacional em Deodoro, no Rio de Janeiro. O investimento prevê a contratação de equipe técnica multidisciplinar, incluindo técnico head coach, técnicos de hipismo, esgrima, natação, corrida e tiro, preparadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogo, médico e monitores para as modalidades. Os atletas também contam com a aquisição de equipamentos de musculação e equipamentos específicos para as modalidades.

Para 2013, o Ministério aprovou convênio de R$ 1,6 milhão com a CBPM que garantiu mais uma etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, realizada em março no Centro Nacional de Pentatlo Moderno do Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro. Legado dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, o espaço é mantido pelo Ministério do Esporte e o Exército e oferece ainda treinamento para a base e o alto rendimento. O objetivo é continuar realizando competições internacionais deste esporte na instalação esportiva que será uma das sedes dos Jogos Olímpicos de 2016.

Desde o Pan de 2007, o complexo abrigou mais de 160 eventos esportivos de diversos tipos, entre mundiais, pan-americanos, sul-americanos, seletivas olímpicas e pan-americanas, disputas nacionais, estaduais e locais e inúmeras provas juvenis, além de treinamentos de atletas e seleções do Brasil e de outros países, e ainda algumas das principais competições dos 5º Jogos Mundiais Militares de 2011.


Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte, com informações da CBPM
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook  

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla