Ministério do Esporte Brasileiro garante primeira participação do país nos Jogos Paraolímpicos de Inverno
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasileiro garante primeira participação do país nos Jogos Paraolímpicos de Inverno

O atleta do snowboard André Cintra entrou para a história do esporte nacional. Ele alcançou, nesta semana, a primeira vaga do país nos Jogos Paraolímpicos de Inverno, que terão a próxima edição realizada em 2014, na cidade de Sochi, na Rússia.

O brasileiro teve a vaga confirmada pelo Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) após o cancelamento das provas de Copa Mundo, que estavam previstas para acontecer em Cardrona, na Nova Zelândia. André ficou com a 19ª posição no ranking que classificou 32 snowboarders para Sochi. "Estou muito feliz. Meu primeiro objetivo agora já foi cumprido", disse o pioneiro atleta paraolímpico brasileiro. "Tenho a consciência de que posso abrir as portas para novos atletas", completou.

Com o passaporte carimbado para a Rússia, o foco do atleta nesta temporada será a preparação para os Jogos. Além dos treinos físicos no Brasil - que se alternam entre corrida, academia e kitesurfing, modalidade na qual André foi descoberto pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) -, o snowboarder viaja para o Chile, onde treinará com a equipe brasileira. Antes dos Jogos Paraolímpicos, ele também competirá fora do país. A expectativa é que o atleta faça entre quatro e cinco provas no Hemisfério Norte. "Essa experiência é muito importante e faz uma diferença tremenda. Quero me focar nisso", projetou o brasileiro.

Stefano Arnhold, presidente da CBDN, comemorou o primeiro passo histórico para os esportes paraolímpicos de neve do Brasil e projetou a crescimento da modalidade para o futuro. "No começo, a gente preferiu ser mais conservador e se classificar para 2014. Mas para Pyeongchang-2018, na Coreia do Sul, seremos mais ambiciosos", afirmou.

O projeto paraolímpico da CBDN é uma parceira com o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), que apoia a iniciativa. Andrew Parsons, presidente da entidade, também mostrou satisfação com a classificação de André Cintra. "Essa parceria bastante afinada fez o resultado aparecer. Então, quero dar parabéns à CBDN, na figura do presidente Stefano Arnhold e, principalmente, para o atleta. Parecia um sonho distante, mas agora se tornou realidade", comentou.

Além de André, o trabalho conjunto de CBDN e CPB financia o ski cross country adaptado, que conta com o atleta Fernando Aranha, que está muito próximo do índice técnico que vale classificação para 2014. Os Jogos Paraolímpicos de Inverno de Sochi serão entre os dias 7 e 16 de março do próximo ano.


Fonte: CBDN
Foto: Divulgação/CBDN
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla