Ministério do Esporte Revelação da canoagem brasileira conquista medalha de bronze no Mundial Júnior
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Revelação da canoagem brasileira conquista medalha de bronze no Mundial Júnior

A jovem canoísta Ana Sátila, que recebe o benefício do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, registrou mais um feito inédito para o esporte nacional. A atleta conquistou a medalha de bronze na final do C1 feminino júnior no Campeonato Mundial Júnior e Sub-23 de Canoagem, disputado na Eslováquia. "Com o apoio dos nossos parceiros, principalmente do BNDES, Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro e Itaipu Binacional, nós estamos conseguindo proporcionar as melhores condições de treinamento e de participação em eventos internacionais para nossos atletas. Esse resultado conquistado aqui na Eslováquia nos mostra que estamos no caminho certo deste objetivo", destacou o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), João Tomasini Schwertner.

Disputado por 500 atletas, de 45 países, a bolsista terminou a prova com o tempo de 145.43 segundos, 2.19 segundos atrás da campeã, a alemã Karolin Wagner com 143.24, e também muito perto da segunda colocada, a tcheca Anna Koblencova (144.43).
 
A canoísta é a grande revelação da modalidade. Ana Sátila faz parte do programa desportivo Equipe Permanente de Canoagem Slalom em Foz do Iguaçu. A iniciativa é uma dos projetos patrocinados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), viabilizados pela Lei de Incentivo ao Esporte.

Praticada em corredeiras e com obstáculos, a canoagem slalom é disputada em Foz do Iguaçu em uma pista artificial. Ela é a única do tipo na América Latina e uma das dez melhores do mundo, pois aproveita o espaço inicialmente construído por Itaipu Binacional para a piracema (período de desova dos peixes).

A bolsista foi a primeira atleta brasileira a disputar uma prova da canoagem slalom em Jogos Olímpicos - em Londres 2012. A atleta garantiu a vaga depois de conquistar a medalha de ouro na prova de K-1, caiaque individual, durante o Campeonato Pan-Americano de Canoagem Slalom, disputado em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Ana e os demais atletas da equipe Permanente de Canoagem Slalom são treinados pelo técnico italiano Ettore Ivaldi, ex-canoísta medalhista de bronze no K1 por equipes do Campeonato Mundial de 1989 e contratado pelo Brasil para elevar o nível técnico dos canoístas brasileiros rumo ao Rio 2016.

Há três anos a Confederação Brasileira de Canoagem criou o projeto Selo de Qualidade pensando no Campeonato Mundial Junior & Sub-23 de 2015, que será realizado em Foz do Iguaçu, e nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Todos os canoístas brasileiros vêem sendo preparados para representar o Brasil nestas importantes competições nos próximos anos e possivelmente serão os representantes brasileiros no Mundial Junior & Sub-23 em 2015, no Brasil.

 
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook   

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla