Ministério do Esporte Brasil disputa campeonato mundial de atletismo paraolímpico a partir desta sexta
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil disputa campeonato mundial de atletismo paraolímpico a partir desta sexta

A delegação brasileira de atletismo paraolímpico disputa, a partir desta sexta-feira (19.07), o Mundial de Atletismo, que acontece em Lyon, na França. Organizado pelo Comitê Paraolímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês), a competição terá recorde de participantes neste ano, com mais de 1,1 mil atletas de 99 países, em 207 provas. O Brasil será representado por 35 atletas (32 beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta) e 11 guias.

A preparação dos brasileiros para o Mundial foi custeada por um convênio entre o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e o Ministério do Esporte no valor de aproximadamente R$ 39,4 milhões. O repasse é o maior já realizado entre a entidade e a pasta, e tem como objetivo investir em treinamento de alto nível e na preparação de 16 modalidades visando aos resultados nos Jogos Paraolímpicos Rio 2016.

A equipe brasileira no Mundial de atletismo conta com 25 atletas que competiram nos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012 e 15 que participaram da última edição do Mundial, disputada na Nova Zelândia em 2011. Entre os destaques da delegação verde e amarela estão os medalhistas paraolímpicos Alan Fonteles e Terezinha Guilhermina. Ela é a atual detentora do recorde mundial dos 100m em sua classe, com o tempo de 12s01, alcançado nos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012, além de ser considerada a cega mais rápida do planeta nos 200m (24s67) e nos 400m (56s14). Em Lyon, a meta da atleta é ser campeã pela terceira vez consecutiva e com uma nova marca histórica.  

"Sinto que posso correr abaixo dos 12 segundos, porque fiz 12s01 em Londres após participar de três baterias nos 400m e quatro baterias nos 200m. Neste Mundial, os 100m serão uma das minhas primeiras provas, e estarei cheia de energia para ela", afirmou Terezinha. A previsão é que a prova dos 100m seja na terça-feira (23).

A maior delegação na competição é a dos Estados Unidos, com 76 atletas, seguida pela Rússia, com 66. A Grã-Bretanha terá 46 competidores e a China, 24. A última edição em Christchurch, na Nova Zelândia, contou com mais de mil atletas de 80 países. A China terminou em primeiro lugar no quadro de medalhas, com 21 medalhas de ouro, 22 de prata e 15 de bronze. O Brasil ficou em terceiro, com 12 ouros, 10 pratas e oito bronzes.

O Mundial de Atletismo Paraolímpico segue até o dia 28 de julho.


Paula Braga, com informações do CPB
Foto: Divulgação/CPB
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla