Ministério do Esporte Judoca conquista primeira medalha de ouro brasileira na Universíade 2013
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Judoca conquista primeira medalha de ouro brasileira na Universíade 2013

O Brasil garantiu a primeira medalha de ouro nos primeiros dias de disputas da Universíade de Verão 2013, que começou na última sexta-feira (06.07) em Kazan, na Rússia. A judoca Rochele Nunes (+78 kg) venceu a atual campeã olímpica, a cubana Idalys Ortiz, e se tornou a primeira atleta brasileira do judô a conquistar a medalha de ouro em uma edição da competição universitária. A modalidade trouxe ainda mais uma medalha, desta vez de bronze, com o judoca Rafael Buzacarini (-100kg).

A vitória da brasileira veio nos últimos cinco segundos de luta. Rochele perdia a disputa com duas punições contra uma da cubana, mas conseguiu a recuperação ao marcar um yuko, garantindo o título. "Derrubei ela nos últimos segundos. Foi incrível. Lutamos cinco vezes e venci as últimas três", comemorou a judoca gaúcha, de 24 anos. "Estou muito feliz. Sei que é uma medalha importante para mim e para o Brasil e espero que venham outras medalhas", completou a atleta.

Ainda no judô, o atleta Rafael Buzacarini também subiu ao pódio na categoria até 100 kg. Após cair na semifinal diante do russo Zafar Makhmadov, o brasileiro não se abateu e venceu Grigori Minashkin, da Estônia, na disputa pelo terceiro lugar. Lukas Krpalek, da República Tcheca, ficou com o ouro. O Brasil garantiu ainda um quinto lugar, com o judoca David Silva (+ 100kg).

Apesar de o judô ter sido a única modalidade que trouxe medalhas até o momento, o Brasil também teve bons resultados nos esportes coletivos, disputados no último domingo (07.07).

No basquete masculino, a seleção verde e amarela venceu a China por 107 a 65 nas eliminatórias pelo Grupo D. No pólo aquático, os brasileiros conquistaram a primeira vitória em Kazan na partida contra a Bélgica, com o placar de 18 a 3. O artilheiro da partida foi o jogador Gustavo Guimarães com cinco gols convertidos. "A vantagem no placar foi por conta do trabalho em grupo. Quando o time joga junto e mantém o foco do começo ao fim todo mundo aparece e joga bem", disse o atleta. A terceira vitória do dia veio com o vôlei masculino, também contra a China: o Brasil venceu a disputa por 3 sets a 0, parciais de 25/15, 25/16 e 25/17.

O Brasil é representado na Universíade de Verão 2013 por mais de 200 jovens atletas em 22 modalidades. A competição segue até o dia 17 de julho.

Paula Braga, com informações da CBDU
Foto: Pollyanna Pádua/CBDU
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla