Ministério do Esporte Bolsistas disputam Pan-Americano de Pentatlo Moderno, em Santo Domingo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Bolsistas disputam Pan-Americano de Pentatlo Moderno, em Santo Domingo

Vai começar mais um desafio internacional para os pentatletas brasileiros. Desta vez, a disputa é continental e vai acontecer em Santo Domingo, na República Dominicana. Nos próximos dias 12 e 13 de julho, a cidade que sediou há 10 anos os Jogos Pan-Americanos de 2003 vai sediar uma das principais competições do calendário regional do pentatlo moderno: o Campeonato Pan-Americano da modalidade.

Além do Pan-Americano, os resultados do torneio em Santo Domingo também valerão para o Campeonato Norceca, voltado para os países das Américas do Norte, Central e do Caribe. Além disso, o torneio vai realizar uma edição 'open? para receber pentatletas de outros continentes. O Brasil terá seis nomes nas competições, todos beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte: Brenna Lima e Priscila Oliveira, no feminino, e Danilo Fagundes, Enrico Ortolani, Felipe Nascimento e Luis Magno, no masculino. Todos eles viajam para a capital dominicana na próxima quarta-feira (10.07).

"É uma prova importante para nossos atletas, pois vale pontos para o ranking mundial, além de ser uma ótima disputa com bom nível técnico em termos de América. Os treinamentos estão intensos e a competição será encarada como um evento importante, que vale pontos preciosos no ranking", conta o coordenador-técnico da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM), Michael Cunningham.

Michael irá acompanhar os nossos pentatletas em Santo Domingo. Ele explica a mecânica de realização do Pan-Americano de Pentatlo Moderno pelos países do continente. "Todos os anos é obrigatória a realização dos campeonatos Norceca e Sul-Americano. Para fins de ajustes logísticos e para facilitar na organização, existe um revezamento para o Pan-Americano, que um ano é realizado junto com o Norceca e outro junto com o Sul-Americano. Este revezamento é puramente para facilitar na logística do evento, pois numa mesma estrutura e data são realizados dois eventos, porém com premiações separadas para cada região geográfica", Michael detalha.

Em Santo Domingo, tanto na disputa feminina quanto na masculina, os pentatletas vão encarar as cinco provas no Centro Olímpico Juan Pablo Duarte (esgrima e natação) e no Complexo Palmarejo (hipismo e evento combinado de tiro e corrida). A estreia é das mulheres no primeiro dia do torneio, 12 (sexta-feira).

Priscila Oliveira, que tem dois bronzes no Pan da modalidade (2006 e 2010), chega a Santo Domingo pronta para encarar a sua sexta disputa internacional em 2013. Somente no primeiro semestre deste ano, a pernambucana participou de três das quatro etapas da Copa do Mundo (EUA, Brasil e China) e esteve na Final da Copa do Mundo e na Copa Kremlin, ambas na Rússia,

"O primeiro semestre foi bem intenso, uma verdadeira maratona, com competições de altíssimo nível. Acredito que participar desses torneios é uma oportunidade única e tudo está sendo muito proveitoso. A cada competição adquiro mais experiência e, assim, tenho como buscar melhoras futuras", projeta a pentatleta de 24 anos.

Priscila terá ao seu lado a companheira do centro de treinamento da CBPM em Recife, Benna Lima. Oficialmente da categoria Júnior (para pentatletas de 17 e 18 anos), Brenna vai encarar sua terceira disputa Sênior neste ano.

"Os treinamentos estão tranquilos e focados na competição. Sei que a disputa será muito difícil, pois vou competir com mulheres mais experientes. Mas apesar disso, estou muito feliz, já que vou adquirir experiência", se anima Brenna, que disputou duas etapas da Copa neste ano, em fevereiro nos Estados Unidos e em março no Brasil.

Fonte: CBPM

Foto: Divulgação/CBPM
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla