Ministério do Esporte Brasil tem três atletas na liderança do ranking mundial de judô
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil tem três atletas na liderança do ranking mundial de judô

Os atletas do judô alcançaram mais um feito inédito para o esporte brasileiro. Pela primeira vez na história da modalidade, três atletas nacionais lideram o ranking mundial em suas categorias. Após a última atualização da Federação Internacional de Judô (IJF, na sigla em inglês), em 18 de junho, o judoca Victor Penalber tomou a frente da categoria até 81kg. O Brasil já contava com as atletas Sarah Menezes (48kg) e Mayra Aguiar (78kg) na liderança do ranking mundial em suas categorias. Os três judocas são beneficiados pelo programa Bolsa-Atleta, do Ministério do Esporte.

Esta não é a primeira vez que Victor alcança o topo do ranking: em maio deste ano o atleta havia conquistado a primeira colocação, mas caiu para o segundo lugar após o resultado no Mundial Masters, quando terminou com a terceira colocação. Em segundo lugar está o georgiano Avtandil Tchrikishvli, apenas 36 pontos atrás do brasileiro.

Entre as mulheres, Sarah Menezes manteve a liderança da categoria até 48kg, com 1.994 pontos. A brasileira mantém boa distância da segunda colocada, a belga Charline van Snick, com 1.340 pontos. Já Mayra Aguiar tem uma vantagem menor: ela está a 322 pontos da húngara Abigel Joo, que ocupa a segunda colocação. Outros brasileiros que se destacam no ranking mundial são Maria Suelen Altheman (+78kg), que segue na segunda posição, atrás da cubana Idalys Ortiz. Felipe Kitadai (60kg) é o terceiro colocado de sua categoria, com 1.288 pontos.

Medalhas
Os medalhistas no Grand Prix de Miami contaram com importante melhora em sua colocação. Com os 180 pontos da medalha de prata, Eric Takabatake subiu da 75ª para a 34ª posição, totalizando 300 pontos; Nathália Brigida pulou da 47ª para a 26ª, com 340 pontos; e Hugo Pessanha subiu da 79ª para a 38ª, com 270 pontos totais.

Os vencedores da medalha de bronze somaram 120 pontos e também melhoraram algumas posições. Luiz Revite foi do 17º para o 12º posto, com 697 pontos; Breno Alves, com 320 pontos totais, subiu da 51ª para a 31ª colocação; Mauro Moura passou da 284ª colocação para a 65ª posição, com 122 pontos; Rafael Buzacarini saiu da 61ª colocação para a de número 31; e Walter Santos pulou do sétimo para o sexto posto.

Os próximos desafios para os atletas brasileiros do judô serão o Campeonato Mundial Militar, entre 29 de junho e 6 de julho, no Cazaquistão; e a Universíade, de 7 a 11 de julho, na Rússia.

Paula Braga, com informações da CBJ
Foto: Divulgação/CBJ
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla