Ministério do Esporte Secretário participa de Simpósio sobre Políticas para o Esporte de Alto Rendimento
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Secretário participa de Simpósio sobre Políticas para o Esporte de Alto Rendimento

O secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, participou nesta quinta-feira (13.06) do Simpósio Internacional sobre Políticas para o Esporte de Alto Rendimento organizado pelo Laboratório de Treinamento e Esporte para Crianças e Adolescentes da Escola de Educação Física e Esporte da USP (EEFEUSP). Leyser fez uma palestra sobre a política do Ministério do Esporte para o alto rendimento em que explicou o projeto brasileiro de se destacar entre os dez primeiros colocados nos Jogos Olímpicos de 2016 e entre os cinco principais colocados nos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro.

O secretário falou sobre a preparação do país para alcançar essas metas e as iniciativas do governo para dar suporte às seleções. Plano Brasil Medalhas, Bolsa-Atleta, Rede Nacional de Treinamento, Centros de Iniciação ao Esporte, entre outros projetos do Ministério.

O simpósio, realizado na EEFEUSP, teve como objetivo apresentar e discutir pesquisas internacionais sobre políticas para o esporte de alto rendimento e oferecer espaço de diálogo entre os presentes - pesquisadores, dirigentes, técnicos esportivos, atletas e comunidade.

Participaram do simpósio representantes da Comparação Internacional das Políticas para o Esporte de Alto Rendimento (SPLISS, na sigla em inglês), metodologia que afere o desempenho das políticas esportivas para a alta performance no mundo, a partir de nove pilares: suporte financeiro ao esporte, organização e estrutura de políticas, participação e esporte de base, identificação de talentos e sistema de desenvolvimento, suporte para atletas e pós-carreira, instalações esportivas, desenvolvimento e suporte para técnicos, competições nacionais e internacionais e pesquisa científica. Simon Shibli, da Sheffield Hallam University e da UK Sports, apresentou resultado da aplicação do modelo SPLISS ao Reino Unido, enquanto Maarten van Bottenburg, da Utrecht University, mostrou o caso holandês.

Já o representante da Victoria University (Austrália), Hans Westerbeek, comentou a corrida australiana por medalhas de ouro desde os Jogos Olímpicos de Montreal (Canadá), em 1976, até os Jogos Rio 2016. Marcus Vinicius Freire, superintendente executivo de esportes do Comitê Olímpico Brasileiro, e Andrew Parsons, presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, apresentaram as respectivas políticas para o esporte de alto rendimento de suas entidades.

Nesta sexta foram apresentados os resultados de pesquisa SPLISS feita no Brasil por integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisa em Esporte e Treinamento Infanto Juvenil (GEPETIJ) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração Esportiva (GEPAE) da USP. A professora Veerle de Bosscher, da Vrije Universiteit Brussel (Bélgica), que fez a palestra de abertura do simpósio no dia 12, comentou os resultados preliminares de um estudo comparativo internacional sobre políticas para o esporte de alto rendimento feito pelo SPLISS.
 

Sueli Scutti
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla