Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Brasil e China buscam estreitar laços esportivos para organização dos megaeventos
- Detalhes
- Publicado em Quarta, 05 Junho 2013 12:20
Membros do Partido Comunista da China (PCCh), que preside o país oriental, visitaram o Ministério do Esporte na última terça-feira (04.06) para discutir parcerias e apoio na área esportiva. O secretário executivo, Luis Fernandes, recebeu a comitiva chinesa e falou sobre a importância de estreitar os laços entre os países.
"Esta delegação é do mais alto nível e muito nos honra recebê-los. A China é um aliado importante, é um exemplo para nós, especialmente pelo desenvolvimento econômico. Recentemente realizaram os Jogos Olímpicos com muito sucesso. Por isso temos muito que aprender e temos interesse em avançar com a parceria", explica o secretário.
A delegação chinesa foi presidida pelo membro do Comitê Central do PCCh (CCPCC) e secretário do Comitê do PCCh em Pequim, Guo Jinlong, que concordou com o interesse do secretário de fortalecer as relações. "O objetivo da nossa visita ao país é fortalecer nossa parceria com o Brasil, especialmente na organização das Olimpíadas. Em 2004 firmamos um acordo com o Brasil no âmbito do esporte e tivemos bons resultados, agora queremos ampliá-lo. Ficamos felizes pelo Brasil, como amigos, sediar dois eventos tão grandes e temos certeza que o farão com sucesso", finaliza Jinlong.
O secretário ainda citou algumas iniciativas como o Simpósio de parceria Rio-Pequim que será realizado no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (05.06). No mesmo período dos Jogos no Rio, em 2016, Pequim terá uma praça cultural remetendo ao Brasil. Por fim, Guo Jinlong convidou os jovens brasileiros a viver uma experiência no programa para juventude chinesa: "Pratico esporte, sou feliz e tenho saúde".
O secretário chinês estava acompanhado de mais 20 pessoas, entre autoridades do Partido Comunista da China e assessores. Já a comitiva brasileira também estava formada pelo chefe adjunto da assessoria internacional, ministro Vilmar Coutinho; o secretário adjunto de Futebol e Direitos do Torcedor, Sérgio Veloso; o assessor da secretaria de Alto Rendimento, José Gnecco, e o secretário da Coordenação-Geral de Intercâmbio e Cooperação Esportiva do MRE, Ricardo Daskal.
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook