Ministério do Esporte Festival do Programa Esporte e Lazer da Cidade resgata história de Sobral (CE)
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Festival do Programa Esporte e Lazer da Cidade resgata história de Sobral (CE)

O esporte, a cultura e o lazer sagraram-se ferramentas de resgate histórico de Sobral, cidade nordestina do serão cearense. Foi a partir de ampla pesquisa que envolveu leitura de livros, visitas em museus e casa de cultura, e de descobertas por meio de conversas com os mais antigos 2,2 mil moradores, incluindo 54 alunos com deficiências, que beneficiados pelo Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc) construíram o Festival do Pelc que agitou a cidade durante os três dias.
 
O Ginásio Poliesportivo Plínio Pompeu foi palco do evento, realizado entre 17 e 18 de abril. A população local prestigiou uma exposição de fotografias que marcaram a história da cidade. Houve apresentação de danças folclóricas e regionaisl, como o xote e o reizado (dança de reis), típicas da cidade. No teatro, os moradores acompanharam a leitura dramática de "Luzia Homem", livro do ilustre escritor filho de Sobral, Domingos Olímpio, feita pelos alunos do programa.
 
Também foram levados ao palco, além de um torneio esportivo, jogos de capoeira e caratê. No caso  dos capoeiristas, eles acrescentaram à programação uma pesquisa com o significado dos apelidos que envolvem a arte. Outro ponto alto da festa foi registrado durante os shows de violão e de flauta. Na oportunidade os beneficiados pelo Pelc tocaram músicas de cantores famosos nascidos na cidade, com a interpretação das composições Espacial, de Belchior, e Xote Sabido, de Régis Brito.
 
O festival foi uma iniciativa da prefeitura, entidade parceira do Ministério do Esporte, cujo convênio se encerrou na ultima terça-feira, 7 de maio. As atividades foram coordenadas pela Secretaria do Esporte do município e beneficiaram 22 bairros e distritos em quatro núcleos de atendimento. Ações nas áreas de arte (artesanato), educação, atividade física (caminhada, ginástica, alongamento e recreação), lutas (caratê e capoeira), esportes coletivos (futebol, futsal, basquetebol e voleibol), teatro, cinema, música (violão e flauta) e dança (regional e contemporânea) foram desenvolvidas durante a execução do convênio.
 
De acordo com Marcio Shelley Silva Galdino, coordenador-geral da parceria, o desenvolvimento do Pelc em Sobral resultou na melhoria da qualidade de vida dos contemplados. "O programa trouxe benefícios na área de saúde junto ao público adulto e idoso, que adoeceu menos, na área de educação junto a crianças e adolescentes, que permaneceram na escola, e na área da inclusão social com as pessoas com deficiências, que antes não contavam com os benefícios da atividade física e do lazer", justifica.

Carla Belizária
Foto: Divulgação

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla