Ministério do Esporte Ministérios da Educação, do Esporte e da Defesa lançam programa Atleta na Escola
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministérios da Educação, do Esporte e da Defesa lançam programa Atleta na Escola

Os ministros da Educação, Aloizio Mercadante, e do Esporte, Aldo Rebelo, e o diretor do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa, general-de-divisão Fernando Azevedo e Silva - representando o ministro Celso Amorim -, lançaram nesta terça-feira (07.05) o programa Atleta na Escola. Com o objetivo de democratizar o acesso ao esporte no ambiente escolar, por meio da realização de competições de atletismo, o programa pretende atingir este ano 5 milhões de estudantes entre 12 e 17 anos.

O Atleta na Escola começa a ser executado em junho, com a realização de corridas de velocidade e de resistência, além de provas de salto. Haverá quatro fases em 2013. A etapa Escolar, programada para ser realizada até 8 de junho, tem estimativa de participação de 20 mil escolas e 5 milhões de estudantes, dos quais serão classificados 720 mil. Já a fase Municipal (organizada por municípios com mais de 100 mil habitantes) ou Regional (no caso de cidades com população inferior a 100 mil habitantes, que serão agrupadas pelo governo estadual) acontecerá de 10 de junho a 31 de julho. Seguem na competição 14.400 classificados.

A etapa Estadual será concluída até 15 de agosto (alunos de 12 a 14 anos) e 30 de setembro (alunos de 15 a 17 anos). Avançam 648 atletas. A ultima fase, a Nacional, vai ocorrer durante os Jogos Escolares da Juventude, competição organizada todos os anos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). As datas previstas são de 5 a 14 de setembro, em Natal, para alunos de 12 a 14 anos, e entre 7 e 16 de novembro, em Belém, para estudantes na faixa etária de 15 a 17 anos.

Entre os atletas potenciais a serem avaliados, estão 12 mil estudantes do Programa Segundo Tempo/Forças no Esporte, atendidos atualmente em mais de 100 núcleos implantados em unidades das Forças Armadas no país. "Temos no Brasil muitas crianças e adolescentes com o biotipo de atletas. O menino corre e pula. A tarefa dos ministérios do Esporte, da Educação e da Defesa é colocar isso em prática", afirmou Aldo Rebelo.

Ao estimular a formação de atletas escolares e identificar talentos potenciais, o novo programa terá reflexos no plano Brasil Medalhas, de esporte de alto rendimento, que pretende levar o país à lista dos dez melhores no ranking olímpico.

Política permanente
Aloizio Mercadante destacou a importância de implantar uma cultura esportiva entre os jovens. "Estamos construindo a perspectiva de deixar um legado das Olimpíadas e da Copa, que é esse espírito olímpico na sala de aula, nas nossas escolas. Vamos adotar uma política permanente, dar um salto na atividade esportiva nas escolas do Brasil, começando pelo atletismo", ressaltou.

Durante a solenidade de lançamento, no auditório do MEC, o ministro Aloizio Mercadante destacou que mais de 2.500 municípios brasileiros e 12 secretarias estaduais já aderiram ao Atleta na Escola.

O Ministério da Educação fará o repasse de recursos para a realização de competições pelas escolas, municípios, estados e Distrito Federal. Os recursos serão distribuídos por intermédio do Programa Dinheiro Direto na Escola, operacionalizado pelo Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O Atleta na Escola prevê a implantação em 2014 de modalidades das paraolimpíadas escolares, além de arremesso (atletismo), judô e vôlei. Em 2015, será a vez do basquete e do handebol. Em 2016, as lutas entram no programa de competições.

Universidade do Esporte
Durante a cerimônia, também foi instituído um grupo de trabalho, com representantes dos três ministérios, para discutir a criação da Universidade do Esporte. O objetivo é produzir conhecimento para a evolução do esporte brasileiro, aproveitando as estruturas e equipamentos utilizados nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.

Clique neste link e confira o portal Atleta na Escola, criado pelo Ministério da Educação

Confira a reportagem em áudio:



Carla Belizária, com informações do portal Educação
Foto: Glauber Queiroz
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla