Ministério do Esporte Representantes de 20 países árabes conhecem ações do Ministério do Esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Representantes de 20 países árabes conhecem ações do Ministério do Esporte

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, recebeu nesta quinta-feira (02.05) representantes de mais de 20 nações árabes que participam do I Curso para Diplomatas dos Países-Membros da Liga dos Estados Árabes, promovido pela Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), ligada ao Ministério das Relações Exteriores. O objetivo do encontro foi apresentar as ações da pasta aos visitantes, além de estabelecer áreas de interesse para cooperação e aproximação entre os países, com foco no futebol e nos grandes eventos esportivos. "Espero que a nossa conversa ajude a ampliar os laços de amizade, respeito e cooperação entre nossos povos e governos. O Brasil tem esse desejo, de que o esporte seja um fator de aproximação dos nossos países", disse o ministro.

Entre as iniciativas de cooperação com os árabes, foram propostas parcerias com clubes esportivos, que possuem boa estrutura para ações visando à formação de atletas e técnicos. O ministro do Esporte destacou ainda que manter uma boa relação com o grupo de países é importante, já que o Catar também receberá um grande evento esportivo: a Copa do Mundo de 2022. "Queremos que a Copa do Catar seja um sucesso, e vamos apoiá-lo para isso," completou.
    
A Liga dos Estados Árabes é uma organização formada por 23 países com o objetivo de coordenar os laços econômicos, sociais, políticos e culturais. Ao todo, compõem o grupo 23 países. O curso para os diplomatas dos países recebe representantes de nações que têm embaixadas no Brasil, como Arábia Saudita, Argélia, Catar, Egito, Emirados Árabe Unidos, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Omã, Palestina, Sudão e Tunísia; além de participantes que ainda não tem representação em Brasília, como Somália, Iêmen e Ilha Comores.

Também participaram do encontro o secretário nacional de Futebol e Direitos do Torcedor, Antônio Nascimento; o assessor Internacional do Ministério do Esporte, embaixador Carlos Henrique Cardim; o subchefe da Assessoria Internacional, ministro Vilmar Coutinho; e representantes da Funag.

Copa do Catar
Esta não é a primeira vez que o Brasil e um país árabe buscam aproximação.  Em janeiro deste ano, o ministro Aldo Rebelo recebeu o embaixador do Catar, Mohamed Al-Hayki, e estabeleceu um termo de cooperação para a realização da Copa do Mundo, que acontecerá no Brasil em 2014 e no Catar em 2022.  Entre as iniciativas propostas pelo país visitante está a instalação da Casa Catar-Brasil, um centro cultural que deve ser fixado no Rio de Janeiro antes da realização do Mundial de 2014.

O Catar receberá a 22ª edição da Copa do Mundo, que será a primeira edição realizada em um país do Oriente Médio.


Paula Braga
Foto: Glauber Queiroz

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla