Ministério do Esporte Ministérios debatem Programa de Formação Esportiva Escolar
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministérios debatem Programa de Formação Esportiva Escolar

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e representantes dos ministérios da Defesa e da Educação reuniram-se nesta quarta-feira (24.04) para discutir a realização do Programa de Formação Esportiva Escolar, competição de atletismo voltada para alunos-atletas entre 12 e 17 anos. O objetivo é incentivar o esporte nas escolas e identificar novos talentos, além de democratizar o acesso à modalidade.

A escolha do atletismo - nas disciplinas de corrida e salto - como esporte único é devido à facilidade de encontrar instituições que têm estrutura para treinos e pequenas disputas da modalidade. Além disso, o programa busca incentivar a prática do atletismo entre os jovens, podendo revelar novos talentos no alto rendimento. "Os três ministérios estão empenhados em fazer dessa experiência também uma forma de divulgação do atletismo como prática de esporte para a juventude. Nós queremos que o maior número possível de estudantes participe, e que tenhamos na quantidade uma possibilidade de escolher atletas de qualidade que, quem sabe, serão revelações para o esporte de alto rendimento", disse o ministro Aldo Rebelo.

Haverá competição em três provas: corrida velocidade, corrida resistência e salto. Poderão participar do programa alunos de instituições públicas e privadas. Para o general Fernando Azevedo, representante do Ministério da Defesa, este é o momento de destaque do esporte no Brasil e a pasta poderá contribuir com o conhecimento adquirido na realização de competições militares.

"O momento do esporte que estamos vivendo no Brasil dura desde os Jogos Pan-Americanos 2007 até os Jogos Olímpicos Rio 2016. As Forças Armadas têm um conhecimento importante nesta área, já que a prática esportiva e treinamento são constantes. Além disso, temos a experiência de ter realizado os Jogos Mundiais Militares, em 2011", disse.

Os atletas que se destacarem no Programa de Formação Esportiva Escolar poderão ser dirigidos aos Núcleos de Esporte Escolar (NEE), onde contarão com estrutura e treinamento para o esporte de alto rendimento. O objetivo é que cinco milhões de estudantes de 20 mil escolas participem da competição.

Ouça o áudio:


Paula Braga
Foto: Ivo Lima
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no
Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla