Ministério do Esporte São Paulo receberá campeões do esporte paraolímpico no Aberto Loterias Caixa
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

São Paulo receberá campeões do esporte paraolímpico no Aberto Loterias Caixa

A capital paulista receberá os principais medalhistas paralímpicos brasileiros do atletismo e da natação para a disputa do Aberto Loterias Caixa, desta quinta-feira até sábado (25 a 27.05). O torneio será o primeiro evento internacional para preparação dos Jogos Olímpicos 2016, no Rio de Janeiro. As provas do atletismo acontecem no Complexo Esportivo do Ibirapuera, Ícaro de Castro Melo, e a natação, no Sport Club Corinthians.

Os resultados alcançados pelos mais de 300 atletas servirão de índices para os principais mundiais da temporada. O de atletismo acontecerá no período de 20 a 29 de julho, em Lyon, na França. Já o de natação ocorrerá de 11 a 17 de agosto, em Montreal, no Canadá. A competição em São Paulo distribuirá em prêmios 30 mil euros, o equivalente a R$ 78 mil.

Representando o atletismo, estará presente à competição o beneficiário do Programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, Alan Fonteles, medalhista de ouro nos 200m em Londres 2012, na classe T44. "Depois de Londres, minha responsabilidade cresceu. A visibilidade está maior e a pressão por resultados também. É preciso fazer o melhor sempre, e nesse Aberto não será diferente", ressaltou o atleta que trabalha pesado para conquistar o lugar mais alto do pódio em 2016.

Outro beneficiado pelo Bolsa-Atleta que corre em busca do sonho é o mineiro de Uberlândia, Gabriel Tomelini, 17 anos, que defende a seleção de jovens. Gabriel nasceu sem uma fíbula (osso longo na parte lateral da perna) e está confiante em alcançar a marca mínima. "Quero melhorar meu tempo em todas as provas. Nos 400m estou apenas a quatro segundos do índice e isso me deixa muito motivado para essa competição", ressaltou o atleta.

O atleta Daniel Dias, com seis ouros em Londres 2012, e quatro em Pequim 2008, já conseguiu o índice para o Mundial de Natação. Ele começou os treinos deste ano muito cedo e usará o Aberto como um termômetro em sua preparação. "Será muito importante este Aberto para avaliar em que fase está meu treinamento. Este ano é muito importante, pois tem Mundial e eu quero chegar nadando muito bem", explicou o campeão. 

Uma das revelações recentes no país é a atleta e bolsista Jhulia dos Santos. Com apenas 21 anos, ela conquistou o bronze em Londres na classe T11 nos 100m. Com índice para participar da competição em Lyon, nas provas dos 100m, 200m e 400m, a paraense radicada no Rio de Janeiro há três anos já é uma realidade no atletismo paraolímpico. "Meu projeto, ao lado do meu guia Fábio Dias, era ganhar medalhas em 2016, no Rio. Os resultados em Londres foram uma surpresa, mas também mostraram que sou capaz de alcançar bons resultados", afirmou Jhulia.


Cleide Passos, com informações do CPB
Foto: Divulgação/CPB
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no
Twitter e no Facebook

 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla