Ministério do Esporte Grupo de trabalho discute cooperação esportiva entre Brasil e China
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Grupo de trabalho discute cooperação esportiva entre Brasil e China

Representantes do Ministério do Esporte e uma comitiva do governo chinês presidida pelo vice-ministro da Administração Geral de Esportes da China e do Comitê Olímpico Chinês, Yang Shu?an, participaram nesta quarta-feira (17.04) da segunda reunião do grupo de trabalho de Assuntos Esportivos da Subcomissão Cultural da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban).  O objetivo do encontro foi estreitar a parceria entre os dois países na área de esporte, além de estabelecer ações para o intercâmbio de experiências tanto em treinamento de técnicos e atletas quanto em estratégias de organização dos grandes eventos que o Brasil receberá nos próximos anos, como a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016.

"A China é um aliado estratégico do Brasil, já que ambos são países em desenvolvimento e com visão semelhante. Agora temos o desafio de organizar dois grandes eventos esportivos e vemos o bom exemplo da China, que foi muito bem-sucedida na realização dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. O Brasil tem muito a aprender e se beneficiar desta cooperação", disse o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes. Entre as modalidades esportivas propostas para intercâmbio com os chineses estão badminton e tênis de mesa, enquanto o Brasil ofereceria conhecimentos em vôlei de praia, ginástica de solo e futebol.

O vice-ministro Yang Shu?an destacou ainda que, por serem países em desenvolvimento,  Brasil e China têm interesses e objetivos em comum. "Nós temos mantido um intercâmbio de alto nível na área de esporte, já que somos fortes em áreas diferentes. Isso vale muito para a aprendizagem e troca de experiências. Nesta segunda visita, foi importante rever as bases já firmadas e iniciar o planejamento para o próximo período", ressaltou o vice-ministro chinês.

A aproximação de ambos é resultado de um Acordo de Cooperação para Grandes Eventos Esportivos assinado em abril de 2011 pela presidenta Dilma Rousseff. A primeira reunião do Cosban foi realizada em maio do ano passado, em Pequim.

Cooperação no futebol
A principal área de interesse dos chineses na colaboração com o Brasil é o futebol. Para o vice-ministro Yang Shu?an, o país asiático precisa aprender não somente no treinamento de atletas e técnicos, mas também na gestão do futebol. Segundo ele, o futebol na China tem um grande número de espectadores, mas o nível técnico ainda é baixo. Para atender a essa demanda, a diplomata Vera Cintia Alvarez, que chefia a Coordenação-Geral de Intercâmbio e Cooperação Esportiva do Ministério das Relações Exteriores, propôs que 25 técnicos ou árbitros do país, incluindo o técnico da seleção chinesa, participem de um curso de aperfeiçoamento realizado todo semestre pela Federação Paulista de Futebol.

"Estamos levando em conta o interesse chinês na massificação do futebol. Esse curso já formou mais de 200 árbitros e técnicos de 60 países, e já passaram por ele nomes como Parreira, Zico e o atual técnico da seleção brasileira de futebol, Felipão", disse.

As discussões da segunda reunião do grupo de trabalho continuam nesta quinta-feira (18.04). Durante a tarde, está prevista a visita da delegação chinesa ao Estádio Nacional de Brasília. Também participaram da reunião o assessor Internacional do Ministério do Esporte, embaixador Carlos Henrique Cardim; o subchefe da Assessoria Internacional, Vilmar Coutinho; o assessor da Secretaria nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Sergio Gomes Velloso; o representante da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, José Roberto Gnecco; e o chefe das assessorias do Ministério do Esporte, Luis Paulino.


Paula Braga
Foto: Ivo Lima

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla