Ministério do Esporte X Games: Douglas Doguete é o representante nacional no BMX
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

X Games: Douglas Doguete é o representante nacional no BMX

O ciclismo BMX nasceu com as crianças tentando imitar as manobras que os adultos realizavam no motocross. Hoje, o esporte está longe de ser uma brincadeira infantil. Nos X Games, a modalidade é diferente da disputada durante os Jogos Olímpicos -  na qual o objetivo é chegar primeiro no circuito.  Em Foz do Iguaçu, a prova de ciclismo BMX desafia os atletas a mostrarem a maior diversidade de repertório. Assim como no skate, o esporte será apresentado em quatro vertentes: vertical, piscina vazia (park), mega rampa e dirt.

Douglas Doguete, 22 anos, é o único representante brasileiro na modalidade. O garoto de São Bernardo do Campo, que começou aos 14 anos, está na seleta lista dos oito nomes que desafiarão a mega rampa no BMX, na prova de big air.

Acompanhe aqui a cobertura completa dos X Games Foz do Iguaçu 2013:

X Games colocam o país na rota internacional dos esportes radicais
X Games: conheça os brasileiros e as vertentes do skate no evento

Conheça cada vertente do ciclismo BMX que será disputada nos X Games:


BMX Vertical
Modalidade disputada em rampa em formato de U, chamada de halfpipe. A prova é realizada em duas baterias de 18 minutos e uma de 20. Os atletas apresentam (um após o outro, quatro vezes consecutivas) seu repertório de manobras. Quem realizar a melhor volta leva a medalha de ouro.

Mega rampa (BMX Big air)
O brasileiro Douglas Doguete disputará contra sete atletas em duas baterias de 18 minutos e uma de 20. O brasileiro vai descer a rampa gigante de mais de 25m de altura, conhecida também como mega rampa. Ao descer a rampa, eles saltam para a primeira manobra, aterrissando em um quarterpipe, e fazem a segunda manobra. Vence quem receber a maior nota dada pelos juízes.


BMX park
Modalidade que acontece em pista semelhante a uma piscina vazia, em que os atletas utilizam suas formas e bordas para realizar as manobras. Cada skatista tem seu somatório com as duas melhores notas dadas pelos juízes. Quem tiver a melhor somatória leva a medalha de ouro.

BMX dirt
A modalidade é realizada em uma pista de terra dentro da arena de Moto X, com diversas rampas por todo o percurso. As rampas permitem que os atletas realizem manobras em seus saltos durante a corrida. Oito atletas disputam uma corrida de quatro voltas para ver quem é o mais rápido.

Breno Barros, de Foz do Iguaçu
Fotos: Pablo Vaz/Photography (capa) e Danilo Borges (meio da matéria)

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla