Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Brasileiro conquista o Campeonato Sul-Americano de Optimist
- Detalhes
- Publicado em Segunda, 01 Abril 2013 14:00
O gaúcho Gabriel Lopes conquistou o título do Campeonato Sul-Americano da classe optimist, disputado no clube Veleiros do Sul, em Porto Alegre, no fim de semana. Na classificação geral, o primeiro lugar ficou com o norte-americano Ivan Shestopalov, que por pertencer a um país convidado não disputou o troféu. O terceiro lugar ficou com o argentino Fausto Peralta. A classe optimist é uma das mais populares da vela, onde as crianças aprendem a velejar e competir no barco pequeno de proa plana, formato que retém a velocidade e dá segurança.
A delegação brasileira contou com 30 velejadores de cinco estados. Participaram 144 velejadores de 14 países: Argentina, Antilhas Holandesas, Bermudas, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Estados Unidos, Ilhas Virgens Americanas, México, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. O Sul-Americano foi promovido pelo Veleiros do Sul em conjunto com a Associação Internacional da Classe Optimist (IODA).
Gabriel, 12 anos, comemorou o título continental. "Fui tranquilo e procurei fazer uma boa regata e voltei com sentimento de campeão". O velejador lamentou o desempenho ruim na penúltima regata, na sexta-feira (29.03), quando chegou em 31º e perdeu a liderança da prova. "O campeonato foi bom, mas difícil para todos por causa das condições de vento rondado. Consegui manter uma média boa de resultados", contou Gabriel que é o atual vice-campeão brasileiro de optimist.
Fonte: Veleiros do Sul
Foto: Matias Capizzano/VDS
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook