Ministério do Esporte Alunos do PentaJovem acompanham Copa do Mundo de Pentatlo Moderno no Rio
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Alunos do PentaJovem acompanham Copa do Mundo de Pentatlo Moderno no Rio

Superatletas. Assim são conhecidos os competidores do pentatlo moderno, modalidade que reúne cinco provas em um dia de competição. Dentro das arenas, piscinas e ginásios, múltiplas habilidades se destacam. Mas as arquibancadas também revelam histórias de conquistas diárias. Durante a Copa do Mundo de Pentatlo Moderno, que está sendo realizada no Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro, talentos do projeto PentaJovem acompanham de perto a atuação dos ídolos.

O projeto é desenvolvido pela Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM) em Pernambuco e no Rio de Janeiro. Na versão carioca - parceria com os ministérios do Esporte e da Defesa -, as atividades são realizadas no Complexo Esportivo de Deodoro, no Centro Nacional de Pentatlo Moderno, legado do Pan de 2007.

A família Guimarães estava unida na torcida pelas brasileiras na final feminina de sexta-feira (22.03). Os três filhos de dona Martha estão inscritos no PentaJovem há três anos. Antes de conhecer o pentatlo moderno, Edson, de 15 anos, e as gêmeas Maria Carolina e Maria Ieda, de 12, não praticavam esporte. Agora, fazem cinco de uma só vez.

"Sinceramente eu achei que o interesse deles fosse durar de dois a três meses, mas estão aqui até hoje", entusiasma-se a mãe, que explica o dia a dia dos filhos. "Os três vêm direto do colégio, almoçam no projeto com apoio nutricional e fazem as atividades de treino. Entre elas, têm lanche. Enfim, passam a tarde aqui", diz.

O treinamento acontece de segunda a sábado, e os jovens aprovam. "Se eu não gostasse, eu não estaria aqui. Eu adoro isso", conta Maria Carolina. "Penso muito na possibilidade de ser uma pentatleta. Já cresci muito nesses três anos". Quando questionada sobre o que quer, Maria é enfática. "Quero que a gente chegue aqui (Copa do Mundo de Pentatlo Moderno), tanto eu quanto minhas amigas do projeto".

Projeto
Os três pentatletas fazem parte de uma turma de 50 participantes do PentaJovem, que funciona no Complexo Esportivo de Deodoro desde 2009. A maioria dos jovens está na faixa de idade entre 14 e 17 anos. Uma parcela dessa turma, já em nível avançado, participou da Copa do Mundo esta semana. Quinze deles estiveram entre os dezenove brasileiros inscritos na competição.

Os jovens treinam no local que será a sede das provas nos Jogos Olímpicos de 2016. "Temos boas instalações para trabalhar. Para alguns atletas que estão pleiteando 2016, é uma vantagem. Temos que trabalhar muito duro, isso que faz a diferença", comenta Fábio Corrêa, coordenador do projeto no Rio de Janeiro.

"O celeiro de talentos do PentaJovem acontece em Deodoro com a ajuda da Confederação Brasileira e do programa Bolsa-Atleta, que contempla boa parte dos atletas do projeto, seja na categoria nacional ou na internacional. Isso propicia ajuda financeira a eles. Alguns pagam sua própria faculdade, o que contribui também para a formação profissional desses jovens. É uma ajuda importantíssima", completa Fábio.

Priscila Novaes, do Rio de Janeiro
Foto: Bruno Carvalho
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla