Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.
Informações: (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Bolsistas avançam para a final da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno
- Detalhes
- Publicado em Quinta, 21 Março 2013 12:00
A Copa do Mundo de Pentatlo Moderno do Rio de Janeiro começou bem para os brasileiros nesta quarta-feira (20.03). Na qualificação feminina, que abriu as disputas da segunda etapa do torneio, Yane Marques e Priscila Oliveira conseguiram chegar entre as 36 melhores, das 62 competidoras, e garantiram vaga na final da disputa, que acontecerá na sexta-feira (22). As duas pentatletas recebem o benefício do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte.
Na fase classificatória, o Brasil foi representado por outras seis pentatletas: Larissa Lellys, Amanda Turute, Andressa Lima, Brenna Lima, Bianca Cavalcanti e Stephany Saraiva.
Divididas em dois grupos, todas as pentatletas encararam a esgrima, a natação e o evento combinado de tiro e corrida no Centro Nacional de Pentatlo Moderno, que fica no Complexo Esportivo de Deodoro, na Zona Oeste da cidade. A prova de hipismo só é realizada nas finais e no revezamento misto.
Yane, número dois do ranking mundial, ficou em 10º com 3.860 pontos. Priscila, tricampeã Brasileira, em 16º com 3.792. Elas começaram a pontuação pela esgrima, quando Yane teve o nono melhor desempenho com 17 vitórias e 860 pontos conquistados. Priscila ficou em 23º na luta com espadas depois de vencer 13 duelos e somar 748 pontos.
Na natação, Yane nadou os 200 metros estilo livre no quinto melhor tempo, 2min15s32, somando 1.180 pontos. Priscila veio logo atrás, em sexto, com 2min15s55 e 1.176 pontos garantidos.
No evento combinado, Priscila foi a mais rápida, terminando suas séries no 11º melhor tempo, 13min53s30, e conquistando 1.868 pontos. Já Yane completou as quatro séries de 800 metros de corrida intercaladas com cinco acertos de tiro, cada, em 18º. A primeira pentatleta latino-americana medalhista olímpica fechou a prova em 14min05s10, garantindo 1.820 pontos.
A grande final da disputa individual feminina vai contar com nomes de peso da modalidade. Serão 16 países representados, incluindo o Brasil. Deles, França, Inglaterra, Hungria, Rússia e Ucrânia foram os que conseguiram classificar o maior número de competidoras, quatro cada. De todo o continente americano, além do Brasil, há apenas as norte-americanas Margaux e Isabella Isaksen.
Dentre as finalistas, estão ainda cinco medalhistas olímpicas. A começar por todo o pódio de Londres 2012. Além de Yane, que conquistou o bronze nas Olimpíadas da Inglaterra, a lituana Laura Asadauskaite (ouro) e a inglesa Samantha Murray (prata) se garantiram na grande decisão feminina do torneio.
Fonte: CBPM
Foto: Bruno Jenz
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook