Ministério do Esporte Complexo de Deodoro recebe etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Complexo de Deodoro recebe etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno

Está tudo pronto para a segunda etapa da Copa do Mundo de Pentatlo Moderno. Com 140 pentatletas de 25 países, a prova começa nesta quarta-feira (20.03) e vai até domingo (24) no Centro Nacional de Pentatlo Moderno, que fica no Complexo Esportivo de Deodoro, na zona oeste do Rio de Janeiro. As instalações foram construídas pelo Ministério do Esporte para a realização dos Jogos Pan-Americanos de 2007 e em 2016 serão palco dos Jogos Olímpicos.

Os atletas irão disputar as provas de esgrima, natação, hipismo e do evento combinado de tiro e corrida. A Copa do Mundo chega ao Rio depois da realização da primeira etapa há um mês, nos Estados Unidos, que marcou o início do novo ciclo olímpico. "Estamos muito satisfeitos em estar na próxima cidade olímpica para a segunda qualificação da Copa do Mundo de 2013. Houve um excelente evento na primeira etapa, em Palm Springs, mas os atletas estão ainda mais animados para competir nas imediações dos Jogos de 2016", destaca o presidente da União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM), Klaus Schormann.  

Os números da Copa do Rio já superam os da etapa norte-americana. Lá, estiveram presentes 127 competidores, pelo menos 13 a menos do que a edição brasileira do torneio. A qualificação carioca também se destaca por receber sete medalhistas olímpicos, dentre eles todo o pódio feminino de Londres - a lituana Laura Asadauskaite (ouro), a inglesa Samantha Murray (prata) e a brasileira Yane Marques (bronze) - e os medalhistas de ouro e bronze da disputa masculina - o tcheco David Svoboda e o húngaro Adam Marosi, respectivamente.

Depois de enviar oito pentatletas para a etapa dos Estados Unidos, o Brasil terá maior representação na edição carioca do torneio. Serão 19 competidores vestindo as cores verde e amarelo. Dentre eles, estão nomes consagrados, como o da pernambucana Yane Marques, e jovens promessas da modalidade, reveladas no PentaJovem, projeto que a Confederação Brasileira mantém há quatro anos no Rio e em Recife para a formação de novos atletas no país.

Lucas Martinez, atleta que participa do projeto PentaJovem

Dos 19 pentatletas que vão representar o Brasil na Copa do Mundo do Rio, 13 foram revelados no PentaJovem. A presença maciça das jovens promessas da modalidade faz com que a idade média dos nossos representantes na competição gire em torno dos 20 anos. Apesar da pouca idade, alguns deles já representaram o país em importantes competições pelo mundo, já se consagrando como medalhistas em diversos torneios, inclusive.

É o caso de William Muinhos. O carioca de 19 anos, que recebe o benefício do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, é o atual campeão Brasileiro e dono de algumas façanhas para o país na modalidade. Oficialmente na categoria júnior (para atletas de 19 a 21 anos), o pentatleta esteve recentemente entre os 20 melhores do mundo no ranking mundial júnior da União Internacional.

Também na categoria júnior, quando ainda era oficialmente da jovem A, o carioca se tornou o primeiro pentatleta brasileiro a avançar até uma final de um Mundial. O fato ocorreu no Campeonato Mundial Júnior de 2011, disputado na Argentina, quando William tinha 18 anos.


Fonte: CBPM
Foto: Divulgação
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla