Ministério do Esporte SEMANA DA MULHER: Maria Esther Bueno inspira gerações no esporte nacional
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

SEMANA DA MULHER: Maria Esther Bueno inspira gerações no esporte nacional

A história da participação feminina no esporte brasileiro é repleta de grandes nomes. De Maria Lenk, primeira mulher brasileira a disputar uma prova em Jogos Olímpicos, a Sarah Menezes, primeira medalhista de ouro no judô. No Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (08.03), o Ministério do Esporte homenageia as esportistas que se dedicam à difusão da prática esportiva. Exemplo de uma vida inteira dedicada ao esporte é a de Maria Esther Bueno - maior tenista nacional de todos os tempos. Ela conquistou 19 torneios do Grand Slam: sete em simples, 11 em duplas femininas, e um em duplas mistas.

Escolhida como tenista número 1 do mundo em 1959, 1960, 1964 e 1966, Maria Esther entrou para a história do esporte mundial ao se tornar a primeira mulher a conquistar quatro Grand Slams no mesmo ano, jogando em duplas. A ex-atleta foi a primeira brasileira a entrar para o Hall da Fama Internacional do tênis, em 1978.

A trajetória de Maria Esther inspira tenistas do mundo inteiro. No mês de fevereiro, durante o Aberto do Brasil de Tênis, em São Paulo, o espanhol Rafael Nadal, ex-número 1 do mundo, reverenciou Esther Bueno ao tirar uma foto com a brasileira e a compartilhar em uma rede social. "Com uma lenda do tênis, Maria Bueno, vencedora de 19 Grand Slams!", escreveu Nadal, reconhecendo a importância da brasileira para a história do tênis mundial. 
                                                                                        

Treinamento da Bia com o técnico Larri Passos 

No Brasil, a nova geração pretende seguir o mesmo caminho de Maria Esther.  Atualmente, uma das grandes promessas da modalidade é a jovem Bia Haddad, com 16 anos. Apesar da pouca idade, ela já possui dois títulos profissionais e é a mais jovem atleta brasileira a disputar uma partida na Fed Cup, maior competição por equipes do tênis feminino. "Procuro disputar torneios de júnior junto com atletas profissionais. Assim, estou tentando melhor a minha posição no ranking internacional. Atualmente, o Brasil conta com muitas jogadoras boas e está chegando uma geração nova bem unida, para representar o país", diz.   

A atleta, que conta com o patrocínio dos Correios, Asics e Taroii, realiza seus treinamentos em Santa Catarina, no Larri Passos Pro. "Os treinos com Larri são bem diferenciados. Tanto dentro quanto fora das quadras. Ele transmite muito a experiência que teve com grandes nomes do esporte. O Larri fala sempre que o mais importante do que a parte física e mental é trabalhar com amor. Amar o que faz", ressalta.


Breno Barros
Fotos: Divulgação/mariabueno.org (foto principal) e
Hermes Bezerra (Larri Passos)
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook


Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla