Ministério do Esporte Série de reportagens destaca o papel das mulheres no desenvolvimento do esporte
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Série de reportagens destaca o papel das mulheres no desenvolvimento do esporte

Durante a semana em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a ser celebrado na próxima sexta-feira (08.03), o portal do Ministério do Esporte publica uma série de matérias com depoimentos, histórias e entrevistas destacando as mulheres que contribuem para o enriquecimento da prática esportiva no país.




A nadadora Maria Lenk é uma das referências brasileiras no esporte, sendo a primeira mulher do país a participar de uma edição dos Jogos Olímpicos, em 1932, em Los Angeles. A presença feminina no esporte está ligada à luta das brasileiras pelo reconhecimento de seu lugar de destaque na sociedade.

Nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, as atletas brasileiras conquistaram seis medalhas, das 17 conquistadas pela delegação brasileira: seleção feminina de vôlei (ouro), Sarah Menezes (ouro no judô), Yane Marques (bronze no pentatlo moderno), Adriana Araújo (bronze no boxe), Juliana e Larissa (bronze no vôlei de praia) e Mayra Aguiar (bronze no judô).  

São 113 anos de participação feminina no maior evento esportivo do mundo. Mulheres anônimas, desconhecidas e famosas, que contribuíram e contribuem para a edificação do esporte na sociedade.

A estreia das mulheres nas Olimpíadas foi na edição de Paris, 1900, somente quatro anos depois da primeira edição dos Jogos na Era Moderna, em 1896. Na ocasião, 11 atletas femininas competiram no golfe e no tênis, esportes considerados pelos organizadores de pouco esforço físico.


Confira a série de reportagens em comemoração ao Dia Internacional da Mulher:

Série de reportagens destaca o papel das mulheres no desenvolvimento do esporte


BMX mostra que há espaço para mulheres no esporte radical  

Mulheres ganham destaque à frente da gestão esportiva  

Breno Barros
Foto: Washington Alves/AGIF/COB
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla