Ministério do Esporte Brasileiros do judô conquistam posições no ranking mundial
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasileiros do judô conquistam posições no ranking mundial

Após os recentes resultados em competições internacionais, os atletas brasileiros do judô têm agora mais um motivo para comemorar. Com a atualização do ranking mundial da Federação Internacional de Judô (IJF, na sigla em inglês) sete brasileiros ganharam posições na classificação. Alguns deram um salto de quatro lugares no ranking.

Com a conquista da medalha de prata no Grande Prêmio de Dusseldorf no último fim de semana, o judoca Diego Santos subiu quatro colocações, passando para o 12º lugar e se aproximando do Top 10 da categoria. Além de Diego, que é beneficiado pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, mais dois atletas subiram quatro posições: Bruno Mendonça (73 kg) - que subiu ao pódio duas vezes nas últimas competições internacionais - e o bolsista Tiago Camilo (90 kg). Os atletas passaram a ocupar a sétima e a oitava colocação em suas categorias respectivamente.

Ainda no masculino, Renan Nunes (100 kg) e David Moura (+100 kg) também subiram uma posição. Entre as mulheres, Ketleyn Quadros (57 kg) e Eleudis Valentim (52 kg) estão na nona posição nas suas categorias, subindo uma posição.

Os destaques brasileiros no ranking continuam sendo Sarah Menezes, que lidera a categoria até 48kg, e Victor Penalber (81kg) e Maria Portela (70 kg), vice-líderes em seus respectivos pesos. Érika Miranda (52kg) foi ultrapassada pela jovem Majlinda Kelmendi, do Kosovo, campeã em Dusseldorf e prata em Paris, e agora é a terceira colocada. No peso pesado feminino (+78kg), Maria Suelen Altheman, campeã no GP de Dusseldorf, manteve a terceira posição, mas se aproximou de Ydalis Ortiz (CUB) e Megumi Tachimoto (JPN), primeira e segunda colocadas, respectivamente. Rafael Silva também continua em terceiro entre os pesados (+100kg), enquanto Mayra Aguiar (78kg), que só deve voltar a competir em abril, caiu para a quarta posição.

O Brasil tem ainda mais quatro atletas na zona de classificação olímpica (até o 14º lugar para as mulheres e até o 22º para os homens): Gabriela Chibana, 13ª colocada na categoria até 48kg; e Rafaela Silva, 6ª na 57 kg. Entre os homens, Leandro Cunha (66 kg) é o 14º e Marcelo Contini (73 kg), o 17º.

As seleções brasileiras masculina e feminina de judô passam agora por um período de treinos na Alemanha. De lá, as mulheres seguem para a República Tcheca, onde disputarão o Aberto da Europa de Praga, nos dias 2 e 3 de março, enquanto os homens vão para o Aberto da Europa de Varsóvia.


Paula Braga, com informações da CBJ
Foto: Gabriela Sabau/IJF

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla