Ministério do Esporte Ministério e especialistas estudam adoção de novos critérios para esporte escolar
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministério e especialistas estudam adoção de novos critérios para esporte escolar

Gestores do Ministério do Esporte, o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Marcelo Rozenberg Ottone, e especialistas de várias universidades brasileiras se reuniram nesta quarta e quinta-feira (23 e 24.01) em Brasília para discutir o esporte nas vertentes escolar e universitário. A ideia é aprimorar os critérios para aprovação de projetos nas duas áreas esportivas cujas definições irão fundamentar o documento intitulado "Metas e Desafios para o Esporte Escolar e Universitário  2013-2016".

No primeiro dia de encontro o debate teve foco no esporte escolar. Uma das diretrizes identificada foi a necessidade de aumentar a participação de escolas públicas nas Olimpíadas Escolares. Ficou estabelecido também que  30% dos integrantes da delegação brasileira escolar seja composta por atletas do sexo feminino.

Durante o evento, a diretora do Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas e Programas Intersetoriais, Gianna Lepre Perim, apresentou o tema "Esporte Escolar e a Política Nacional de Esporte e Lazer". A gestora foi enfática ao defender a aplicação de políticas públicas do esporte em ambiente escolar. "É importante que as universidades e a Confederação Brasileira de Desporto Escolar se articulem para elaborar diretrizes e fomentar o esporte colar", disse.

Ricardo Petersen, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ressaltou o valor do apoio aos eventos e competições, assim como do fomento ao esporte na escola. "Precisamos envolver um maior número de jovens estudantes participando desse processo", afirmou. Para o professor Amauri Oliveira, representante do Ministério do Esporte e da Universidade Estadual de Maringá, a essência do esporte educacional é outra bem diferente do esporte de alto rendimento. "O estudante tem que ser campeão na vida."

Segundo a coordenadora-geral de jogos e eventos, Maristela Neves, no Ministério do Esporte há um edital para 2013 em elaboração com novidades para o esporte educacional. O documento terá como base o resultado final desse trabalho da equipe. "Os critérios aqui definidos irão contribuir para a evolução do esporte escolar", reforçou.


Carla Belizária
Foto: Ivo Lima
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla