Ministério do Esporte Pentatlo moderno muda regras do evento combinado de tiro e corrida
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Pentatlo moderno muda regras do evento combinado de tiro e corrida

Três anos após promover uma de suas principais mudanças, com a adoção do evento combinado de tiro e corrida, em 2009, o pentatlo moderno terá uma nova alteração, desta vez no evento combinado de tiro e corrida. A partir de agora, para completar o percurso das cinco modalidades, o pentatleta terá que dar quatro voltas de 800m e fazer quatro séries de cinco acertos no alvo, totalizando 3.200 metros e 20 acertos (tendo 50s para atingir os cinco alvos em cada série). Antes, o trajeto era de três voltas de 1.000m e 15 acertos no total (1min10s em cada série).
    
A mudança já será introduzida nas competições de 2013 e foram estimuladas pelo sucesso atestado do novo formato do combinado nos Jogos Olímpicos de Londres. "As federações internacionais de pentatlo moderno demonstraram estar sintonizadas com as demandas da exigente mídia esportiva na busca por abrilhantar ainda mais as disputas olímpicas. Com relevante agilidade, aprovaram por ampla maioria ampliar a duração do evento combinado para quatro voltas no circuito. A Assembleia da UIPM acredita que, com esta decisão, tornará a modalidade ainda mais atrativa para o público e para a mídia", destaca Helio Meirelles, presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno (CBPM).

O combinado é a prova que define os campeões da competição. "Assim, um bom atirador que reúna boa velocidade na corrida em relação aos demais pode superar os que largaram na sua frente e se sagrar o campeão da competição. Para isso, ele precisa cruzar a linha de chegada em primeiro, após cumprir o percurso do evento combinado, que agora consiste em acertar o alvo com o feixe de laser por cinco vezes e correr 800m em cada uma das quatro séries", observa Helio.
 
Fonte: CBPM

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla