Ministério do Esporte Finalista em Londres, atleta do arremesso de peso se prepara para temporada 2013
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Finalista em Londres, atleta do arremesso de peso se prepara para temporada 2013

Após a participação nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, a atleta do arremesso de peso Geisa Arcanjo já está em preparação para alcançar novas marcas no próximo ano. A atleta da categoria sub-23 é beneficiada pelo programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte e treina com foco no Campeonato Mundial, que será realizado em agosto na Rússia. Mais do que o título mundial, a competição também colocará em jogo o recorde brasileiro e o sul-americano.

Primeira brasileira a alcançar uma final olímpica na modalidade, Geisa faz um balanço do ano de 2012 e conta como será a rotina de treinos em 2013 e durante todo o ciclo olímpico.

ME - Como começou no arremesso de peso?

Como a maioria das crianças, comecei fazendo um pouco de cada modalidade do atletismo e, após participar de algumas competições pequenas, meu treinador percebeu que eu tinha uma maior facilidade em arremessar peso. Estou treinando o esporte desde 2005.

ME - Como foi o ano de 2012 para sua carreira esportiva?

Para mim, este foi um ano fora do comum. Pude melhorar minha marca pessoal várias vezes e hoje sou detentora do recorde brasileiro e sul-americano do sub-23, com a marca de 19,02m. Os mais importantes títulos de 2012 foram o de campeã Ibero-Americana, campeã do Troféu Brasil de Atletismo e, claro, a sétima colocação nos Jogos de Londres.

ME - Quais seus objetivos para o próximo ano?

Estou em preparação para conseguir boas marcas nos Grandes Prêmios que acontecerão no Brasil em maio, mas a competição mais visada por mim e pelo meu treinador é o Mundial Adulto, que será realizado em agosto em Moscou, na Rússia. Espero conseguir chegar às finais e ainda comemorar a conquista do recorde brasileiro e sul-americano adulto, que é de 19,30m.

ME - E o ciclo olímpico? Como está a expectativa para os Jogos de 2016?

Com toda a certeza quero disputar os Jogos Olímpicos do Rio 2016. Para conseguir isso, acredito que uma boa preparação depende de toda a experiência que poderei absorver nesses próximos quatro anos. A cada ano espero melhorar de forma constante e assim conseguir chegar lá na melhor forma possível.

Disputar uma Olimpíada em casa será a melhor sensação possível, pois poderei ter a presença de familiares e amigos, além de toda uma nação torcendo pela minha vitória.

ME - Você acredita que os Jogos Olímpicos no Brasil contribuirão para a divulgação de sua modalidade?

Uma boa apresentação também vai ajudar. A modalidade ainda é um pouco desconhecida dos brasileiros e acredito que uma medalha traria um pouco mais de valorização e, com isso, muito mais brasileiros saberão que existe muito mais do que a corrida dentro do atletismo e entenderão melhor como funciona o arremesso de peso.


Paula Braga
Foto: Alaor filho/AGIF/COB

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla