Ministério do Esporte Ministério do Esporte homenageia centenário do Santos Futebol Clube
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Ministério do Esporte homenageia centenário do Santos Futebol Clube

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, entregou nesta sexta-feira (14.12) uma placa em homenagem ao centenário do Santos Futebol Clube. "Uma das maiores entidades de futebol do mundo, pelo centenário de uma gloriosa história, destacada especialmente pelos grandes talentos revelados, bem como por honrosos e diversos títulos conquistados", diz a placa.

Para o ministro, a placa é uma homenagem e um reconhecimento de tudo o que o Santos fez pelo futebol e pelo Brasil.  "O Santos ajudou a divulgar a imagem de um país de criatividade, ousadia e futebol jogado com amor e arte", afirmou. Segundo ele, a sociedade brasileira deve esse reconhecimento ao alvinegro praiano. "Essa placa representa a gratidão do Estado brasileiro, não apenas do governo. Os governos passam, mas o Santos tem um sentido de permanência", enfatizou.

O presidente do clube, Luís Álvaro Oliveira Ribeiro, agradeceu a placa e destacou a parceria do ministério na busca de fortalecer o esporte nacional. "Essa homenagem coroa um ano de homenagens aos nossos 100 anos de glória. A placa ficará em um lugar de destaque aqui no Memorial de Conquistas", comentou.

Para o ex-jogador Pepe, as homenagens sempre são importantes para o clube. "É uma emoção diferente. Fico feliz de ter participado da história do Santos", ressaltou.

História
O Santos FC foi fundado no dia 14 de abril de 1912, por iniciativa de três esportistas da cidade (Francisco Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Júnior) que convocaram uma assembleia na sede do Clube Concórdia (localizado na Rua do Rosário nº 18, na parte superior da antiga padaria e confeitaria Suissa - atual Avenida João Pessoa), para a criação de um time de futebol.

Durante a reunião, surgiu a dúvida quanto ao nome que seria dado a essa agremiação. Várias sugestões apareceram: Concórdia, África, Brasil Atlético, entre outros. Mas os participantes da reunião aclamaram, por unanimidade, a proposta de Edmundo Jorge de Araújo: a denominação Santos Football Club.

Rafael Brais
Foto: Rafael Brais

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla