Ministério do Esporte Brasil e Uruguai ampliam acordo de cooperação esportiva
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Brasil e Uruguai ampliam acordo de cooperação esportiva

No segundo dia no Uruguai, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, assinou ato que amplia o acordo de cooperação esportiva entre Brasil e Uruguai. A parceria existe desde 2005 e prevê um programa para os anos de 2013 e 2014. A assinatura do atual programa foi feita nesta terça-feira (11.12), após encontro com o presidente da República uruguaia, José Mujica, na Torre Ejecutiva, sede do Executivo federal.

"Estou muito feliz com o apoio do Brasil. O esporte cimenta a cooperação. É tempo de parar com discursos bonitos e concretizar as ações", disse Mujica, ao saber do programa que foi elaborado pelo ministro brasileiro e a ministra de Turismo e Esporte do Uruguai, Liliam Kechichián.

Programa de cooperação

O acordo foi fruto de várias reuniões de trabalhos, inclusive uma pela manhã que reuniu uma delegação brasileira com a equipe do Ministério de Esporte uruguaio. Os dois ministros, Aldo Rebelo e Liliam Kechichián, presidiram os debates e discutiram os principais pontos.

"O acordo atualiza aquele assinado em 2005 e se volta para a preparação do Brasil para os grandes eventos no Brasil. Queremos que a Copa e as Olimpíadas deixem um legado importante para os dois países", ressaltou Aldo Rebelo.

                    Os ministros Liliam Kechichián e Aldo Rebelo

    
"A visita do ministro tem uma importância muito grande, em primeiro lugar porque temos o apoio do Brasil para nossa candidatura para sediar o Mundial de 2030. Além do intercâmbio esportivo, que também é muito importante para nós, e o convite para que os uruguaios possam participar da Copa por meio do programa de voluntariado", disse Kechichián.

O programa prevê diversas ações nos âmbitos do esporte escolar, universitário e de alto rendimento, e infraestrutura esportiva. Destaque para algumas ações como a participação da população uruguaia no Programa de Voluntariado Público dos Grandes Eventos Esportivos do Brasil, que focará pessoas da América Latina e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), além dos brasileiros.

O intercâmbio de experiências em algumas modalidades mereceu ainda atenção no plano. O Brasil se propõe a auxiliar atletas uruguaios em esportes como o vôlei, futebol feminino e natação, por outro lado o Uruguai contribuirá para desenvolvimento de brasileiros do hóquei, rúgbi e ciclismo.


Lilian Amaral, de Montevidéu, no Uruguai
Foto: Glauber Queiroz
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla