Ministério do Esporte Público vibra na cerimônia de abertura dos Jogos Sul-Americanos Escolares em Natal
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Público vibra na cerimônia de abertura dos Jogos Sul-Americanos Escolares em Natal

A cerimônia de abertura dos 18º Jogos Sul-Americanos Escolares, em Natal, realizada na noite de sexta-feira (30.11), contagiou todos os presentes, que vibraram com a energia e o espírito de cidadania que tomou conta do ginásio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A entrada das delegações foi um show à parte. Cada um dos onze países prezou por caracterizar sua cultura ao usar trajes típicos. O desfile começou pela delegação da Argentina e Venezuela, as duas maiores, e terminou com a delegação brasileira - país anfitrião.

Participaram da festa os 11 ministros de Esporte dos países sul-americanos, a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, e o secretário Nacional de Esporte, Lazer, Educação e Inclusão Social, Afonso Barbosa, representando o ministro do Esporte do Brasil, Aldo Rebelo. Ao parabenizar o Rio Grande do Norte pela organização do evento, Afonso Barbosa incentivou os atletas a fazerem uma boa competição.

"Lutem com esforços, defendam as cores dos seus países, mas respeitem os adversários", pediu.  Barbosa ressaltou ainda o caráter de aprendizado de vida no esporte. Para ele, é essencial que os alunos, na faixa etária entre 12 e 14 anos, aprendam a lidar com as "derrotas da vida", e concluiu: "vocês acabarão sendo grandes vencedores por terem escolhido o esporte como instrumento de vida".

O presidente do Conselho Sul-Americano de Esporte (Consude), Ernesto Irurieta, destacou a grandeza do evento e o caráter de integração dos Jogos Escolares entre os países sul-americanos. "Estou presente a uma das manifestações mais importantes do mundo. O esporte é uma ferramenta de união entre os países", disse.

Em seguida, a governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, disse para os competidores se sentirem em casa. "Precisamos unir nossos corações, mãos e pensamentos em lutas pelo esporte para integrar cada vez mais os povos", ressaltou.



Juramentos e tocha olímpica
Após a fala das autoridades, o aluno do colégio Henrique Castriciano, de Natal, Francisco Alysson Muniz, fez o juramento dos atletas. Francisco foi campeão das Olimpíadas Escolares de xadrez, na cidade de Poços de Caldas, Minas Gerais. O atleta compete pela seleção brasileira nos Jogos Escolares. Logo após o juramento dos atletas, o juiz de judô Carlos Alberto de Castro Barreto prestou o juramento dos árbitros.

O atleta escolar Lucas Maciel, do Colégio das Neves, de Natal, percorreu todo o ginásio com a tocha olímpica e acendeu a pira, que ficará acesa até o final dos jogos. O representante potiguar compete nos jogos Sul-Americanos Escolares na categoria dos 100m peito de natação.


Confira mais informações no site dos Jogos Sul-Americanos Escolares


Cleide Passos
Foto: Francisco Medeiros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe os Jogos nas redes sociais do Ministério do Esporte no Twitter e Facebook 

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla