Ministério do Esporte Uruguai presidirá o Consude e Venezuela receberá edição dos Sul-Americanos Escolares
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Uruguai presidirá o Consude e Venezuela receberá edição dos Sul-Americanos Escolares

Na segunda sessão de trabalhos da reunião do Conselho Sul-Americano de Esporte (Consude), na tarde de sexta-feira (30.11), em Natal, foi realizada a votação para escolher o país que presidirá o órgão até 2014. Por unanimidade, o Uruguai foi o país eleito para a presidência, apoiado pelo primeiro vice-ministro, a Colômbia, e o segundo, a Argentina.

"Primeiro, gostaria de agradecer a confiança de todos. Estou no conselho há quase oito anos e percebo que há uma busca de diálogo constante para tentar firmar acordos que ajudem a resolver questões importantes para os países-membros. Continuaremos trabalhando nisso", ressaltou Ernesto Irurueta, diretor Nacional do Esporte do Uruguai.

A Venezuela foi confirmada como sede da 19ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares. Durante a sessão, Irurueta convidou o Suriname para fazer parte do Consude como membro permanente. O país aceitou e informou que formalizará a entrada.

Os participantes também discutiram o controle de dopagem no continente. Ernesto Irurueta apresentou relatório sobre sua participação nas reuniões dos Comitês de Fundação e Executivo da Agência Mundial Antidoping (WADA, sigla em inglês). Na sequência, a diretora do escritório da agência na América Latina, Maria José Pesce, falou sobre a revisão do Código Mundial Antidoping e das Normas Internacionais. Pesce, ainda convidou os participantes para o primeiro seminário latino-americano antidopagem, que será realizado no Uruguai, em fevereiro.

Na sequência, Argentina e Equador fizeram uma apresentação mostrando a realidade da educação física e do esporte nesses países. A Gymnasiade 2013, que será realizada em novembro do próximo ano, em Brasília, também foi apresentada aos membros da reunião. "Pela primeira vez, esse evento será realizado em um país do continente americano. Por isso, venho convidar todos os presentes para se juntar a nós e nos ajudar a realizar um megaevento", afirmou o secretário adjunto do Distrito Federal, Célio René.

Confira mais informações no site dos Jogos Sul-Americanos Escolares

Lilian Amaral, de Natal
Foto: Francisco Medeiros
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe os Jogos nas redes sociais do Ministério do Esporte no Twitter e Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla