Ministério do Esporte Delegações sul-americanas movimentam Centro de Convenções de Natal
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Delegações sul-americanas movimentam Centro de Convenções de Natal

A chegada das delegações que irão participar dos Jogos Sul-Americanos Escolares começa a movimentar o Centro de Convenções de Natal. Cerca de 2,5 mil atletas de 12 países - com faixa etária entre 12 e 14 anos - iniciaram nesta quinta-feira (29.11) o credenciamento das equipes. Com aproximadamente 220 integrantes, cada seleção - entre atletas e treinadores - competirá em dez modalidades: futsal, basquete, voleibol, handebol, natação, judô, xadrez, tênis de mesa, atletismo e atletismo adaptado.

Composta por 164 atletas, a delegação da Venezuela foi a primeira a chegar a Natal. Segundo o vice-ministro de Esporte venezuelano, Yuri Quiñones, a expectativa da equipe é fortalecer e consolidar a presença do país nos jogos. "Criamos recentemente um novo sistema desportivo, através de Lei que estabelece subsistemas para o incentivo do esporte em nosso país, abrangendo diversas faixas etárias. Por esse motivo, vemos o desporto estudantil como fundamental por ser o primeiro passo dessa cadeia", explicou Quiñones.

O vice-ministro venezuelano destacou ainda a importância estratégica dos Jogos Sul-Americanos Estudantis, por se tratar de uma competição que contribui para a evolução do rendimento dos atletas em disputas de nível internacional, mas também pelo caráter educativo e cultural do evento. "Os Jogos colaboram para a integração do ser humano, num encontro de culturas. O povo brasileiro sempre abraçou a Venezuela com muito amor, carinho e afeto. Estamos muito satisfeitos com a receptividade do Brasil", afirmou.

Recém-chegada ao evento, a delegação boliviana também participou do credenciamento das equipes nesta quinta-feira (29.11). O assessor do Ministério do Esporte boliviano, Dardo Gomez Lattus, também destacou a receptividade brasileira e, mais especificamente, a potiguar. "O brasileiro sempre é visto como um povo acolhedor. A organização está ótima. Os representantes de todos os países estão contentes com a escolha de Natal para sediar os Jogos", declarou.

Integração
A seleção uruguaia também esteve presente no Centro de Convenções de Natal para realizar o cadastramento dos seus atletas. Para o diretor de Esporte do país, Ernesto Irurueta, os Jogos Sul-Americanos Escolares possibilitam não só o fortalecimento do esporte, mas também das relações entre os países do Conselho Sul-Americano do Desporto (Consude) e do esporte em geral. "Os Jogos são uma importante ferramenta de integração das políticas públicas da área na América do Sul", disse.


Confira mais informações no site dos Jogos Sul-Americanos Escolares


Fonte: Vinícius Menna/CBDE
Foto: Francisco Medeiros/ME

Acompanhe os Jogos nas redes sociais do Ministério do Esporte: Twitter e Facebook  


Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla