Ministério do Esporte Campeão das Olimpíadas Escolares sonha com o pódio nos Jogos Sul-Americanos
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Campeão das Olimpíadas Escolares sonha com o pódio nos Jogos Sul-Americanos

O estudante do Colégio Nossa Senhora das Neves em Natal, no Rio Grande do Norte, Lucas Maciel Santos, é uma das promessas da natação brasileira nas disputas dos Jogos Sul-Americanos Escolares 2012, que acontecem de 29 de novembro a 6 de dezembro, na capital potiguar. A mãe de Lucas, Sybelle Maciel, é ex-atleta e grande responsável pelo sucesso do filho, que começou a nadar aos dois anos de idade, na piscina de casa.

Com 14 anos e cursando o 9º ano (último do ensino fundamental), Lucas já conquistou duas medalhas nas Olimpíadas Escolares para etapa de 12 a 14 anos, disputadas neste ano em Poços de Caldas, em Minas Gerais, e bateu recorde nacional na categoria 100 m peito. Integrante da geração de alunos Neves, Lucas pensa no futuro e é grato à escola por tudo que conseguiu até hoje. Mesmo sendo atleta, Lucas trabalha para realizar seu sonho: fazer o curso de medicina e conciliar a profissão com o amor pelas piscinas.

Segundo a mãe do atleta, toda a família está torcendo por ele e a expectativa é que Lucas suba ao pódio, e de preferência para receber a medalha de ouro, pois o atleta possui todos os atributos favoráveis para conquistar mais um título, principalmente por competir em sua terra natal e receber o apoio de uma torcida especial: a família e os amigos.  

A rotina de Lucas é bastante pesada, ele treina todos os dias das 18h às 21h, além de trabalhar a parte física, com exercícios de força. "Às vezes tenho que treinar até antes da aula da manhã. O Colégio onde estudo e o apoio da minha família foram fundamentais para desenvolver minhas habilidades, como responsabilidade, disciplina, educação, e a ver as coisas com certa seriedade. A escola e o esporte ajudaram muito na formação do meu caráter e da pessoa que me tornei hoje", afirmou.

Como todo adolescente, Lucas gosta de assistir TV, ver filmes e navegar na internet. O atleta nutre uma grande admiração pelo colega Marcos Macedo, que também treinava desde pequeno no mesmo colégio. Hoje o amigo cursa medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e já foi campeão sul-americano. "Ele é o meu espelho, o que quero ser no futuro. Espero conciliar ao máximo os estudos com os treinos da natação até onde eu puder. Quero prestar vestibular, vai ser difícil, mas espero saber equilibrar. Se não der, darei prioridade aos estudos, mas quero continuar na natação", concluiu.


Leia mais sobre os Jogos Sul-Americanos Escolares 2012:

Visitantes terão ajuda de voluntários nos Jogos Sul-Americanos em Natal


João Pessoa em contagem regressiva para os Jogos Sul-Americanos Escolares

Maior evento esportivo escolar das Américas movimenta Natal e João Pessoa 

Confira o site Oficial dos Jogos Sul-Americanos 2012

Cleide Passos
Foto: Divulgação
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla