Ministério do Esporte Campeã olímpica Sarah Menezes acende a pira das Olimpíadas Escolares Cuiabá
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Campeã olímpica Sarah Menezes acende a pira das Olimpíadas Escolares Cuiabá

Após o revezamento da Tocha, que reuniu oito expoentes do esporte nacional, a campeã olímpica Sarah Menezes acendeu a pira das Olimpíadas Escolares Cuiabá 2012, para atletas de 15 a 17 anos, na noite deste domingo (25.11). A cerimônia de abertura da maior competição escolar brasileira foi realizada no ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá, Mato Grosso, e contou com shows pirotécnicos e de música e dança das cinco regiões brasileiras.

Entre as autoridades, estiveram presentes o governador do Estado do Mato Grosso, Silval Barbosa; o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo; o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Almirante Afonso Barbosa, representando o Ministro de Esportes, Aldo Rebelo; o secretário de Estado de Esportes e Lazer, José de Assis Guaresqui; o diretor geral das Olimpíadas Escolares 2012, Edgar Hubner; além dos secretários de Estado de Esportes do Acre, Bahia, Pará, Pernambuco e Rio Grande do Sul, entre outros.

"Trago um abraço do ministro do Esporte, Aldo Rebelo. Certamente ele ficaria também muito emocionado. Vocês estão na idade de iniciar uma nova era no esporte brasileiro. Quero ver todos brilharem", disse o Almirante Afonso Barbosa.

O medalhista olímpico Flávio Canto foi o mestre de cerimônias da festa, que começou com a apresentação do grupo de dança Chalana, de Cáceres (MT). O conjunto animou os jovens atletas e todos os presentes no ginásio com uma demonstração de cinco danças típicas das cinco regiões brasileiras: xaxado, do Nordeste; samba, da região Sul; chula, do Sul; caribó, do Norte; e rasqueado, dança típica do centro-oeste.

O tradicional desfile das delegações veio a seguir e foi encerrado com a delegação convidada da Grã-Bretanha e as duas delegações anfitriãs - Mato Grosso e Cuiabá. O público, que lotou o ginásio inaugurado em 2007, foi ao delírio quando as duas equipes da casa desfilaram. O Grupo de Escoteiros Uniasselva de Cuiabá conduziu as bandeiras oficiais, pouco antes da execução do Hino Nacional Brasileiro. O Hino foi entoado com representantes das bandas das três Forças Armadas e com a viola de cocho, instrumento musical singular quanto à forma e sonoridade, produzido exclusivamente de forma artesanal e típico da região do Pantanal.

                            Apresentação cultural na cerimônia de abertura

Após o Hino Nacional Brasileiro, o governador do Mato Grosso, Silval Barbosa, declarou aberta a edição 2012 das Olimpíadas Escolares. "Agradeço a Deus por esse momento. É uma honra e um orgulho recebê-los aqui. Preparamos o que o Mato Grosso tem de melhor para todos vocês. E é com grande prazer que eu declaro aberta a etapa nacional das Olimpíadas Escolares 2012", afirmou.

Bicampeão sul-americano de cross-country na categoria menor e medalha de ouro nas Olimpíadas Escolares Curitiba 2011, Victor Vinícius da Silva, da delegação de Cuiabá, fez o juramento do atleta e o árbitro de basquete Carlos Alberto Almeida realizou o juramento do árbitro. Logo depois, aconteceu o Revezamento da Tocha.

Medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 no vôlei de praia, Alison Cerutti, o Mamute, iniciou o Revezamento. A ginasta Angélica Kvieczynski, pentacampeã brasileira, e vencedora de quatro medalhas nos Jogos Pan-Americanos Guadalajara 2011, a boxeadora Adriana Araújo, bronze em Londres-2012, o lutador de taekwondo Diogo Silva, ouro nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, bronze em Santo Domingo 2003 e representante brasileiro nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e Londres 2012, entrarão em cena na sequência.

Bronze em Londres 2012, a pentatleta Yane Marques, sempre com seu largo sorriso, entregou a Tocha nas mãos do mesa-tenista Hugo Hoyama, que soma dez medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos e participante das últimas seis edições dos Jogos Olímpicos. A canoísta Ana Sátila, de Primavera do Leste (MT) e caçula da equipe brasileira em Londres 2012, recebeu a Tocha de Hoyama e a entregou para a judoca Sarah Menezes, bicampeã das Olimpíadas Escolares em 2005 e 2007, bicampeã mundial júnior e medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos Londres 2012, que teve a honra de acender a pira olímpica. No fim, os alunos-atletas foram convidados a entrar na quadra e se esbaldaram ao som do grupo Estrings.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, em parceria com o Ministério do Esporte, Organizações Globo e apoio da Prefeitura Municipal de Cuiabá e Governo do Estado de Mato Grosso.

Confira o vídeo da cerimônia de abertura:




Fonte: COB
Foto: Andre Mourao/AGIF/COB
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla