Ministério do Esporte Promessa do atletismo disputa Olimpíadas Escolares com foco nos Jogos Rio 2016
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Promessa do atletismo disputa Olimpíadas Escolares com foco nos Jogos Rio 2016

A partir de domingo (25.11), a cidade de Cuiabá receberá as Olimpíadas Escolares - etapa 15 a 17 anos -, competição que reunirá o futuro do esporte brasileiro e é responsável por revelar talentos olímpicos. Na edição dos Jogos de Londres, 17 atletas da delegação brasileira foram revelados no maior evento de esporte estudantil do país. E no que depender do esforço de Felipe Leal, o número de atletas olímpicos descobertos pela competição aumentará. O jovem é um dos destaques da delegação de Santa Catarina e competirá na etapa de Cuiabá em duas provas: arremesso de peso e lançamento de disco.

Aos 17 anos, Felipe, que recebe o benefício do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte, foi campeão do arremesso de peso nas últimas edições da competição e acumula outros títulos: o atleta também é o campeão e atual recordista dos Jogos Mundiais Escolares. "Comecei em outras provas de atletismo, na área de corrida. Um dia estava na pista brincando com o disco e um técnico me viu e achou que eu tinha potencial. Comecei a treinar e há seis anos estou na modalidade", conta Felipe, que é um dos 162 atletas de 71 unidades de ensino (43 estaduais, 24 particulares e quatro municipais) que representarão o Estado na competição.

Segundo o bolsista, participar de competições escolares é um ótimo começo para quem almeja conquistar uma vaga em uma Olimpíada. O atleta pretende intensificar o ritmo de competições já no próximo ano para entrar no ciclo de preparação para 2016 e, quem sabe, subir ao pódio em casa. "É o sonho de todo atleta e também é o meu. Vou treinar para estar em condições de disputar minha primeira Olimpíada aqui no Brasil", completa Felipe.

Para as Olimpíadas Escolares, o atleta deixa claro seu objetivo: "Quero ganhar duas medalhas de ouro e melhorar minha marca. Esse é o meu foco". No arremesso de peso, o recorde pessoal de Felipe é de 18,7m e no lançamento de disco de 56,8m. O atleta embarca para Cuiabá no próximo sábado (24.11). As competições de atletismo começam no dia 26 e terminam no dia 28.11.

Atletas Olímpicos
A delegação catarinense é a única que contará com uma atleta olímpica na etapa das Olimpíadas Escolares 2012. Tamiris de Liz, que aos 16 anos foi convocada para representar o país nos Jogos de Londres 2012 na prova de revezamento 4x100m, representará o Estado nas provas de 100 e 200m. Outros atletas que também foram revelados na competição são as judocas Sarah Menezes e Mayra Aguiar e o nadador Leonardo de Deus.

Paula Braga
Foto: Epa Machado/Divulgação/Fesporte
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla