Ministério do Esporte Disputas das Paralimpíadas Escolares terminam nesta sexta-feira em São Paulo
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Disputas das Paralimpíadas Escolares terminam nesta sexta-feira em São Paulo

Maior competição para atletas com deficiência em fase estudantil, as Paralimpíadas Escolares prometem uma despedida em grande estilo nesta sexta-feira (19.10), às 20h, no Palácio das Convenções, do Parque Anhembi, em São Paulo. Cerca de 1,2 mil atletas de 24 estados e do Distrito Federal estarão reunidos para a decisão das disputas, durante o dia, e entrega dos troféus aos finalistas, à noite.

As Paralimpíadas Escolares fazem parte dos projetos de renovação do alto rendimento e da estratégia de desenvolvimento do esporte do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), sendo o principal meio para a detecção de novos talentos. "A nossa meta é realizar um trabalho de base, ampliar o número de atletas com chances de conquistar medalhas nos Jogos de 2016 e 2020 e aumentar a competitividade entre eles. Esta edição também será importante para analisar aqueles que têm potencial para disputar o Parapan-americano Juvenil em Buenos Aires, no ano que vem, entre outras competições", afirmou o técnico do CPB Edilson Tubiba.

Este ano São Paulo bateu o recorde em número de participantes, com 135 atletas. O estado serve de referência, pois foi o primeiro a criar o Time São Paulo, projeto de auxílio a jovens apoiado pelo governo e pelo CPB. Recentemente, seguindo o exemplo de São Paulo, foi criado o Time Rio, e  depois por sugestão do CPB o governador de Minas Gerais deverá criar o Time Minas, a fim de disseminar a prática desportiva entre os deficientes físicos no estado.



Segundo Andrews Parsons, presidente do CPB, daqui a duas semanas o governo de Minas receberá levantamento do perfil para identificar as modalidades que serão mais bem aplicadas e desenvolvidas no estado.

Com a disputa da categoria absoluto pela primeira vez nas Paralimpíadas Escolares, o judô teve grandes revelações na quinta-feira (18.10). A gaúcha Luiza Guterrez Oliano mostrou seu potencial no tatame. "Eu concilio os estudos com os treinamentos, pois recebo o apoio da escola, quando falto para ir às competições. Meu sonho é participar das Olimpíadas em 2016", disse.


Cleide Passos
Fotos: Marcelo Brandt/CPB

Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla