Ministério do Esporte Comissão criada pelo Ministério do Esporte estuda regulamentação do Estatuto do Torcedor
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Comissão criada pelo Ministério do Esporte estuda regulamentação do Estatuto do Torcedor

A Comissão Especial de Estudos, criada pelo Ministério do Esporte, realizou nesta quarta-feira (17.10) a primeira reunião de trabalho, com o objetivo de criar um projeto de regulamentação da Lei Nº 10.671/ 2003, que dispõe sobre o Estatuto de Defesa do Torcedor. Formada por 10 membros, entre juristas, sociólogos e autoridades desportivas de vários estados brasileiros, a comissão tem um prazo de até 180 dias para concluir a proposta de decreto regulamentador.

"O maior desafio é buscar mecanismos que, na prática, facilitem o cumprimento do Estatuto do Torcedor. Ainda existem alguns pontos obscuros que necessitam de regulamentação para que o estatuto seja efetivamente cumprido", explica Paulo Castilho, diretor do Departamento de Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério do Esporte.

Alguns desses pontos, segundo Castilho, são a definição de bebidas proibidas ou suscetíveis de causar violência nos estádios, o sorteio da arbitragem de jogos e o cadastro de torcidas organizadas.

"Nosso grupo trabalha num limite bastante estreito: apenas a regulamentação. Não se mexe no que já está definido. Temos que procurar dentro da lei, ao regulamentar, o que pode ser feito e, por meio de de ajustes e detalhamentos, buscar soluções", afirma o diretor de competições da Confederação Brasileira de Futebol e membro da comissão, Virgílio Elísio da Costa Neto.

A metodologia usada pelo grupo é analisar artigo por artigo do estatuto, assim como da Lei Nº 12.299/2010, que altera o texto original. O objetivo é verificar o que necessita de regulamentação, já que o estatuto é auto-aplicável. As próximas reuniões serão realizadas em novembro e dezembro, novamente no Ministério do Esporte.

Foto: Glauber Queiroz
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla