Ministério do Esporte Olimpíadas Universitárias reúnem cerca de 3 mil atletas em Foz do Iguaçu (PR)
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Olimpíadas Universitárias reúnem cerca de 3 mil atletas em Foz do Iguaçu (PR)

A cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, recebe alguns dos melhores atletas brasileiros a partir de quinta-feira (18.10), até o dia 27, na maior competição universitária do país: as Olimpíadas Universitárias JUBs 2012. Cerca de 3 mil  atletas, de 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, disputarão torneios em quatro esportes coletivos (basquete, futsal, handebol e vôlei) e quatro individuais (atletismo, judô, natação e xadrez).

As Olimpíadas Universitárias JUBs 2012 começam oficialmente na tarde do dia 18 com a Cerimônia de Abertura. No mesmo dia, será realizada a primeira rodada do torneio de xadrez, disputada no sistema suíço em sete rodadas com duas horas para cada jogador movimentar suas peças.

Entre os dias 19 e 21 de outubro serão realizadas as competições individuais: atletismo, natação, judô e xadrez. Os torneios dos esportes coletivos começam no dia 23 com as partidas pela fase classificatória e nos dias 26 e 27 ocorrem os jogos semifinais e finais. Serão mais de 420 partidas durante os cinco dias de competição em Foz e a entrada para o público é gratuita em todas as praças esportivas.

As Olimpíadas Universitárias 2012 são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em parceria com o Ministério do Esporte e  Organizações Globo, com a direção técnica da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e o apoio da Federação Paranaense de Esporte Universitário e da Prefeitura de Foz do Iguaçu.

"As Olimpíadas Universitárias já têm o seu papel no desenvolvimento do esporte brasileiro. As estatísticas comprovam essa contribuição. Muitos atletas que estiveram nos Jogos Olímpicos Londres 2012 são oriundos das Universitárias, como as velocistas Ana Cláudia Lemos e Rosângela Santos", destacou o diretor-geral das Olimpíadas Universitárias JUBs 2012 e gerente-geral de Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Edgar Hubner.

Amazonas e São Paulo são os estados com as duas maiores delegações, com um total de 143 atletas inscritos. Paraná e Pernambuco vêm a seguir com 141 e o Rio de Janeiro será representado por 140 atletas. Rondônia, com 66 atletas, Amapá (52) e Acre (48) formam as três menores delegações. O handebol é o esporte com o maior número de atletas: 617. O esporte terá equipes de 26 estados, a única exceção é Rondônia. O único esporte com participação de todas as delegações é o futsal.

Este ano, participarão revelações do esporte nacional como o velocista carioca Aldemir Gomes, primeiro colocado do ranking nacional nos 100m e 200m rasos e representante brasileiro nos Jogos Olímpicos Londres 2012, a judoca paulista Flávia Gomes, medalha de prata no Grande Aberto do Rio de Janeiro na categoria leve, enxadristas Mestres FIDE (MF) como o pernambucano Vinícius Tiné, campeão das Olimpíadas Universitárias Campinas 2011 e décimo colocado no Mundial de Xadrez 2012, em Guimarães, Portugal, e nadadores como a catarinense Djenyfer Arnold, campeã sul-americana de maratona aquática aos 18 anos.

Destaques do basquete, futsal e do vôlei também estarão presentes ao evento em Foz do Iguaçu. No handebol feminino, o time da Universidade Paranaense (Unipar), de Cianorte, conta com a base da seleção que conquistou a inédita medalha olímpica nos Jogos da Juventude Cingapura 2010. Entre elas, a ponta direita Daise Souza, a Dadá, a pivô Fernanda Marques, a ponta esquerda Larissa Araújo e a armadora esquerda Keila Alves.

Fonte: COB
Foto: COB
Ascom - Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla