Ministério do Esporte Yane recebe homenagem da Assembleia de Pernambuco pelo bronze em Londres
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Yane recebe homenagem da Assembleia de Pernambuco pelo bronze em Londres

O brilhante desempenho da atleta pernambucana da cidade de Afogados do Ingazeira, Yane Marques, bronze no pentatlo moderno nas Olimpíadas de Londres 2012, foi reconhecido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco. A iniciativa da homenagem partiu dos deputados Waldemar Borges e Tony Gel, que formularam "Votos de Aplausos e de Congratulações" à única pentatleta brasileira a protagonizar um acontecimento histórico no esporte do país: a conquista da primeira medalha olímpica na modalidade.

Feliz com a homenagem, Yane Marques disse que o reconhecimento é sempre um grande estímulo para continuar treinando, pois o bronze olímpico é resultado de um longo trabalho, fruto de muito esforço e dedicação. "Quando a gente se encontra numa situação exitosa e as pessoas reconhecem fico muito contente e satisfeita", disse.

A atleta de 28 anos é beneficiada pelo Programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte e integra a equipe da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno em Pernambuco Salesiano/Powerade. Ela chegou a Londres como a única representante do Brasil, entre 36 classificadas. Sem fase eliminatória, a competição foi no dia 12 de agosto, quando aconteceram as provas das cinco modalidades que compõem o pentatlo: hipismo, esgrima, tiro esportivo, natação e corrida.

Yane foi uma das primeiras atletas do Brasil integradas ao Exército Brasileiro, em 2009, com o objetivo de formar uma equipe forte que representasse o Brasil em 2011. Com a patente de terceiro sargento, passou a contar com a estrutura e apoio financeiro nos treinamentos.

O bronze olímpico soma-se a outros títulos de sua trajetória esportiva. Ela foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos  de 2007 e no Pan-Americano de Pentatlo em 2010, e conquistou ainda o vice-campeonato na quinta edição dos Jogos Mundiais Militares e nos Jogos Pan-Americanos também em 2011, trazendo para casa duas medalhas de prata. Antes de fazer história nos Jogos Olímpicos, ela atingiu a terceira colocação no ranking mundial e teve a melhor posição já conquistada por uma atleta sul-americana.

"Pelo seu exemplo de garra, superação, dedicação, pelo bronze olímpico e por todos os títulos conquistados, a pentatleta merece os aplausos desta Casa", afirmou o deputado Waldemar Borges. De acordo com o deputado Tony Gel, o excelente momento vivenciado por ela serve de estímulo para as presentes e futuras gerações de atletas. "É justo e oportuno que esta Casa Legislativa se congratule com a nossa ilustre atleta pelos bons resultados na Olimpíada, cujo espírito esportivo é motivo de orgulho, especialmente para os pernambucanos", acrescentou.

Em ofício encaminhado a Guilherme Uchôa, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Vicente Neto, chefe de gabinete do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, ressaltou a importância das moções. "Vitórias como a de Yane Marques resultam não apenas na conquista de medalhas, como também na elevação da  autoestima da atleta e da equipe técnica, sempre dignas de apoio e total reconhecimento pelo esforço, dedicação e superação demonstradas", ressaltou.


Carla Belizária
Foto: divulgação
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla