Ministério do Esporte Olimpíadas Escolares classificam atletas para os Jogos Sul-Americanos
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Olimpíadas Escolares classificam atletas para os Jogos Sul-Americanos

As provas de atletismo disputadas na edição de Poços de Caldas das Olimpíadas Escolares tiveram um atrativo a mais para os atletas. As competições serviram como seletivas para os Jogos Escolares Sul-Americanos 2012 que será disputado em Natal, entre os dias 29 de novembro e 6 de dezembro.

Ao todo, foram 550 atletas de 25 estados e do Distrito Federal que lutaram por uma vaga nas provas de atletismo na maior competição esportiva escolar da América do Sul. Os campeões e o vice-campeão de todas as provas foram classificados automaticamente para o Sul-Americano, que terá as disputas da modalidade fora da capital potiguar, na cidade de João Pessoa.

Esta não será a primeira vez que o Brasil receberá os Jogos Escolares Sul-Americanos. Em 2001, atletas de toda a América do Sul se reuniram na cidade de Maringá, no Paraná, para disputar a 7ª edição dos Jogos Escolares Sul-Americanos.  

Com a escolha do Brasil, os Jogos Escolares passaram a integrar o calendário de preparações do país para os grandes eventos esportivos dos quais será sede nos próximos anos - Copa das Confederações, em 2013, Copa do Mundo da FIFA 2014, Copa América 2015 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Vagas garantidas no Sul-Americano  
No arremesso de peso, o gaúcho Dieison Daniel, da Escola Municipal Monteiro Lobato, conquistou a medalha de ouro com a marca de 13,81m, deixando o paranaense Christian Bora, da Escola Estadual Judith Simas Canellas, com a prata (13,78m). O paranaense Lucas Pinto, do Colégio Estadual Tancredo Neves, completou o pódio com a marca de 13,69m.

No pentatlo, Kathelin Norberto, 13 anos, do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, de Minas Gerais, bateu o recorde da prova e garantiu o ouro. A prata foi para a gaúcha Júlia Eidelwein, da Escola CEAT, e o bronze ficou com a carioca Anne Santos, da Escola Silveira Sampaio. No lançamento do dardo feminino, a paranaense Tamires Santana conquistou a medalha de ouro com a marca de 33,78m. No masculino, Mawxuel Oliveira, de 14 anos, do Colégio Regina Coeli, do Mato Grosso, levou o ouro. No salto em altura, a paulista Esther Mamedes, da Escola Professor Euclides, igualou o recorde da prova ao saltar 1,64m.

Nos 75 metros rasos, o vencedor foi Luca Silva Santos, de 14 anos, da Escola Duque de Caxias (SP). O atleta conquistou mais uma medalha de ouro, no revezamento 4x75m, em que a equipe de São Paulo fez o tempo de 33s63.  Nos 75m feminino, vitória de Gabriela Mourão, de 13 anos, do Rio de Janeiro. A atleta da Escola Silveira Sampaio disputou também o revezamento 4x75m e conquistou a medalha de prata com a equipe do Rio, com a marca de 39s23. O primeiro lugar na prova foi da equipe paulista, com 38s39.


Confira o resultado completo das provas de atletismo.


Breno Barros
Foto: Satiro Sodre/AGIF/COB
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla