Ministério do Esporte Quebra de recordes marca a primeira semana das Olimpíadas Escolares
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Quebra de recordes marca a primeira semana das Olimpíadas Escolares

O feriado prolongado foi de muito suor para os atletas nacionais que disputaram, em Poços de Caldas, Minas Gerais, as provas individuais das Olimpíadas Escolares 2012, categoria 12 a 14 anos.  Maior evento de esporte estudantil do país, os jogos reúnem até o dia 15 mais de 4 mil participantes, entre atletas e técnicos, de 1.253 escolas. As competições continuam nesta semana com as provas dos esportes coletivos.

As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e Governo do Estado de Minas Gerais.

Confira o balanço das modalidades individuais:

Atletismo


Apenas três centímetros. Essa foi a distância que separou a medalha de ouro da de prata no arremesso de peso. Na manhã do sábado (08.09), o gaúcho Dieison Daniel, da Escola Municipal Monteiro Lobato, conquistou a medalha de ouro com a marca de 13,81m, deixando o paranaense Christian Bora, da Escola Estadual Judith Simas Canellas, com a prata (13,78m). O paranaense Lucas Pinto, do Colégio Estadual Tancredo Neves, completou o pódio com a marca de 13,69m.

No lançamento do dardo feminino, a paranaense Tamires Santana conquistou a medalha de ouro com a marca de 33,78m.

A pista municipal de atletismo de Poços de Caldas recebeu as provas em que os atletas escolares bateram recordes da competição. No pentatlo, Kathelin Norberto, 13 anos, do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, de Minas Gerais, bateu o recorde da prova e garantiu o ouro. A prata foi para a gaúcha Júlia Eidelwein, da Escola CEAT, e o bronze ficou com a carioca Anne Santos, da Escola Silveira Sampaio.

No lançamento de dardo, Mawxuel Oliveira, de 14 anos, do Colégio Regina Coeli, do Mato Grosso, levou o ouro. No salto em altura, a paulista Esther Mamedes, da Escola Professor Euclides, igualou o recorde da prova ao saltar 1,64m.

Nos 75 metros rasos, o vencedor foi Luca Silva Santos, de 14 anos, da Escola Duque de Caxias (SP). O atleta conquistou mais uma medalha de ouro, no revezamento 4x75m, em que a equipe de São Paulo fez o tempo de 33s63.  Nos 75m feminino, vitória de Gabriela Mourão, de 13 anos, do Rio de Janeiro. A atleta da Escola Silveira Sampaio disputou também o revezamento 4x75m e conquistou a medalha de prata com a equipe do Rio, com a marca de 39s23. O primeiro lugar na prova foi da equipe paulista, com 38s39.

Badminton



Os atletas do Piauí foram os grandes campeões do badminton nas Olimpíadas Escolares 2012, categoria 12 a 14 anos. As finais da modalidade foram disputadas neste domingo (09.09) e contaram com a presença do Embaixador da modalidade no evento Daniel Paiola, primeiro brasileiro a conquistar uma medalha em Jogos Pan-americanos na modalidade.

A final masculina foi vencida pelo piauiense Walesson Vinícius dos Santos, de 13 anos, que derrotou o conterrâneo Fabrício Farias, de 12, por 2 sets a 0, com duplo 21/14. Os piauienses ainda conquistaram duas medalhas de ouro nas duplas. Fabrício e Vinícius venceram os paulistas Kelton de Oliveira e Vinícius Gori por 2 sets a 0, parciais de 21/12 e 21/14. No feminino, Samia Lima e Thainara da Silva derrotaram as paranaenses Rafaela Barbosa e Letícia Fiori com parciais de 21/7 e 21/11.

O feminino individual foi conquistado pela paulista Vera Guedes, de 12 anos, que levou o bicampeonato da prova. A atleta venceu a piauiense Samia Lima na decisão por 2 sets a 1, com parciais de 12/21, 22/20 e 21/11.

Ciclismo



A paraibana Isabela Dourado, do Colégio Virginius da Gama e Melo, conquistou três pódios na prova de ciclismo. No primeiro dia de competições do ciclismo, Isabela conquistou o bronze na prova critério final (12 minutos mais uma volta), atrás das paranaenses Jenifer Kolben, medalha de ouro, e Beatriz Bergamasco, que ficou com a prata. No segundo dia de disputas, a atleta levou o ouro na prova contra o relógio, com o tempo de 45s473. E em sua última participação, na prova de estrada (13,3 km), a atleta de 14 anos também chegou em primeiro lugar, com o tempo de 22min21s33.

O sergipano Victor Gabriel conquistou a medalha de ouro na prova de ciclismo de estrada, em 25min57s537. O goiano Gabriel Gonçalves Lara, do Colégio Anhanguera, conquistou a medalha de prata e o paulista Kelvin Mendes levou o bronze.

Ginástica



O destaque da ginástica rítmica foi a capixaba Mayra Luiza Siñeriz, da Escola Municipal de Educação Fundamental Eber Louzada Zippinotti, que conquistou três medalhas de ouro e uma de prata. Mayra venceu o individual geral ao totalizar 48.425 pontos, nos aparelhos bola (24.325) e arco (24.100), e ficou em segundo lugar na competição por equipes.

A edição de Poços de Caldas foi marcada ainda pela estreia da apresentação da ginástica de gala, com exibições por equipe sem disputa por medalhas. A ginástica rítmica contou com a participação de 84 meninas de 22 estados. Destas, 18 participaram da final individual geral e por aparelhos.

Judô



Nos tatames, os primeiros dias das Olimpíadas Escolares foram de combates de judô. O destaque foram os atletas de São Paulo, que conquistaram o primeiro lugar nas disputas por equipes, tanto no masculino, quanto no feminino.  

No feminino, o segundo lugar ficou com o Rio Grande do Sul e o terceiro com Pernambuco. No masculino, a prata ficou com os atletas do Mato Grosso do Sul e o bronze do Goiás.

Luta Olímpica



Na estreia dos combates da luta olímpica no evento, a atleta Larissa Pimenta, de São Paulo, conquistou o ouro no peso médio. A prata ficou com Izabelly Jonas, do Espírito Santo. As medalhas de bronze ficaram com Andressa Araujo, do Rio Grande do Norte, e Fernanda Lira, do Rio de Janeiro.

No pesado, a amazonense Bianca Mello levou o ouro, a paulista Beatriz Andrade ficou com a prata e a carioca Yasmim Torres e sergipana Viviane Souza levaram o bronze.

Natação




As provas da natação foram também destaque na etapa de 12 a 14 anos das Olimpíadas Escolares. Os atletas quebraram 24 recordes nas 27 provas da competição disputada no Country Clube.  Durante o último dia de disputas, todas as provas tiveram seus recordes superados. Oito delas na fase final. Os grandes destaques da modalidade foram os paulistas André Santos e Felipe Ribeiro, que levaram para casa nada menos do que seis medalhas de ouro, estabelecendo novo recorde da competição.

Tênis de mesa




As Olimpíadas Escolares tiveram partidas de tênis de mesa individuais, masculina e feminina, e por equipes. No masculino, o título foi conquistado pelas raquetes de Diego Dias do Colégio Santa Inácio do Rio de Janeiro. A prata ficou com Gustavo Yokota do Educandário S. Antônio de São Paulo e o bronze com Matheus Shimoki também do Educandário S. Antônio.

No feminino, o título ficou com Bruna Takahashi do Educandário S. Antônio, de São Paulo. O segundo lugar ficou com Daniela Yano do Colégio Sinodal Progresso, do Rio Grande do Sul, e o terceiro com Kathia Otsuki do Colégio Sapiens do Paraná.

Xadrez



A pernambucana Ramyres Santana Coelho, de Petrolina, conquistou a medalha de ouro no torneio convencional de xadrez feminino. A atleta venceu as cinco partidas que disputou no torneio, disputado no sistema suíço, com 26 campeãs estaduais. A prata ficou com Thifanni Harumi Nakata, da Escola Estadual Deodato Wertheimer, de São Paulo, e o bronze para Vanessa Ketlyn Sousa Rodrigues, da Escola Estadual João Paulo Sampaio, de Pacatuba (CE).

No masculino, o enxadrista potiguar Francisco Alysson Muniz subiu ao alto do pódio. A medalha de prata foi para Marcos Vinicius Sakada, do Colégio Paroquial Nossa Senhora do Carmo (PR). O catarinense Thiago Carstens Doubuchak, do Colégio Bom Jesus Santo Antônio (SC), completou o pódio.


Confira aqui os resultados completos das modalidades individuais:


Breno Barros, com informações do COB
Fotos: AGIF/COB
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook

Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla