Ministério do Esporte Idosos do Pelc disputam 10 modalidades dos Jogos Recreativos em Manaus
Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para a busca 3 Ir para o rodapé 4 Página Inicial Mapa do Site Ouvidoria Acessibilidade MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE ACESSIBILIDADE

|   Ouvidoria   |

 
Conheça os principais programas e ações da Secretaria Especial do Esporte.
Videorreportagens, textos e fotos mostram como os projetos são colocados em prática e os resultados alcançados em todo o país.

Informações:  (61) 3217-1875E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

                          

Idosos do Pelc disputam 10 modalidades dos Jogos Recreativos em Manaus

Eles estão na faixa etária entre 45 e 70 anos e têm disposição para dar e vender. Esse é o perfil de cerca de 600 idosos do Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), participantes dos Jogos Recreativos na capital amazonense. Realizado no sábado (25.08), no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, o evento teve disputas em dez modalidades esportivas que renderam aos atletas vencedores a premiação com medalhas.

Algumas modalidades passaram por adaptações e outras foram criadas. O vôlei de idosos (foto), por exemplo, têm regras específicas. Uma delas é que a bola pode bater uma vez no chão antes de ser tocada pelos atleta da equipe. Em vez de seis atletas por time apenas quatro participantes entram em quadra, sendo dois de cada lado. O torneio de voleibol de idosos começou no formato eliminatório de semifinal. Na primeira partida da manhã, o Núcleo Águas Vivas perdeu por 16 a 14 para o Ninimberg Guerra. Na outra semifinal, o Centro Magdalena Arce Daou eliminou o Ninimberg Guerra II por um placar de 15 a 12.

A final foi duelada no melhor de dois sets vencidos. O selecionado da casa venceu e garantiu medalha de ouro entre os atletas idosos até 65 anos. O Núcleo Magdalena Arce Daou venceu, por 2 sets a 1, o Núcleo Ninimberg Guerra, e ficou com o título do Pelc.

No atletismo houve competições de revezamento 20 x 25 metros, 50 metros livres e lançamento de pelota. Na natação as provas foram de 12 metros livres e de revezamento 4 x 12 metros. Os idosos também participaram das disputas de bola ao cesto, tiro ao alvo (para acertar, 10 latas sobre a mesa a 5 metros de distância), futpênalti (chute ao gol), boliche e lançamento de argolas.

Na arquibancada, lotada pelos familiares dos atletas, houve até torcida organizada. O local ofereceu ainda com espaço alternativo para as crianças - a maioria netos - que acompanharam os idosos. Participaram dos jogos o pessoal da terceira idade de sete dos 10 da parceria Pelc/Secretaria de Juventude (Sejel).  Além de cinco núcleos de Manaus representantes de duas unidades de atendimento das cidades de Iranduba e Manacapurú, estiveram presentes.

Caminhada Cívica
Segundo o coordenador técnico do programa, Adévio Praia Júnior, está programada para o dia 5 de setembro a realização de uma Caminhada Cívica pelas ruas do centro da cidade (cerca de 3 quilômetros), com a participação de todos os idosos da parceria, incluindo representantes dos três  núcleos de cidades distantes da capital: Novo Remanso, Itaquatiara e Presidente Figueiredo.

A data marca a elevação do Amazonas à categoria de província. "A expectativa para este evento é que cerca de 2 mil pessoas, entre inscritos e beneficiados estejam presentes", prevê Adévio.


Carla Belizária
Foto: divulgação
Ascom - Ministério do Esporte

Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook


Desenvolvido com o CMS de código aberto Joomla